Música

Festival de música celebra o cerrado e alerta para proteção do bioma

Realizado neste domingo (30/7), festival Cerrado Virtual junta valores como paz e cuidado com a natureza para falar do bioma e alertar para a urgência de proteção ao meio ambiente. Shows de música ocupam barracão da Aruc

Pedro Ibarra
postado em 30/07/2023 17:00 / atualizado em 30/07/2023 17:06
Capa do evento Cerrado Virtual: alerta sobre a urgência de cuidar do bioma -  (crédito: Cerrado Virtual/Divulgação)
Capa do evento Cerrado Virtual: alerta sobre a urgência de cuidar do bioma - (crédito: Cerrado Virtual/Divulgação)

Há 22 anos dois amigos decidiram que fariam um festival de música diferente no DF. A intenção era juntar valores como paz, amor e o cuidado da natureza com a vontade de movimentar a cena musical local. A ideia, que parecia um sonho de juventude, deu certo e, em 2023, o festival Cerrado Virtual chega para mais um ano espalhando música e mensagem ecológica.

O festival assume o barracão da Aruc para uma celebração do bioma Cerrado com muita música e senso comunitário. A intenção é movimentar o público com cultura para conscientizar sobre a importância da proteção do Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil, depois da Amazônia. "Esse é um pilar do nosso projeto e também um diferencial, pois só se falava de Mata Atlântica e Amazônia, ninguém falava do cerrado brasileiro", afirma Bruno Marra, coordenador geral e curador do evento que organiza ao lado de Ângelo Cristiano.

Ao Correio, Bruno Marra fala sobre esta edição do festival, mas, principalmente, sobre a importância de fazer um evento que fomenta a proteção do meio ambiente, principalmente do cerrado.

Entrevista //Bruno Marra

Qual a importância de eventos culturais que incentivem a proteção do meio ambiente, tal qual o Cerrado Virtual 2023?

Acreditamos que a cultura da preservação ambiental, por assim dizer, se fortalece quando as pessoas estão juntas tendo emoções através da arte e do próprio encontro. Eventos assim estimulam bons hábitos e trazem informações atualizadas sobre cultura e meio ambiente. Eventos culturais que incentivam a proteção do meio ambiente, como o Cerrado Virtual 2023, têm uma importância significativa na sensibilização e conscientização da sociedade sobre questões ambientais. Eles fornecem um espaço para disseminar conhecimentos, promover a preservação da biodiversidade e destacar o patrimônio do ecossistema do cerrado. Além disso, tais eventos estimulam o engajamento da comunidade, instituições e autoridades na busca por soluções sustentáveis, fortalecendo assim o compromisso coletivo com a proteção do meio ambiente e do patrimônio cultural da região.

São 22 anos desde o início da ideia do evento. Vocês sentem uma mudança?

Sim, a conscientização da sociedade melhorou, mas não o suficiente. Essa pauta deveria ser prioridade em todos os governos. Estamos conscientes da importância de cada indivíduo fazer a sua parte, como representante da sociedade civil. Nosso Festival Ambiental Cerrado Virtual busca incentivar essa consciência individual, que, ao se tornar coletiva, faz toda a diferença.

Qual a importância de manter o Cerrado vivo? Qual a importância do bioma para o equilíbrio natural do país?

Nós fazemos parte da natureza, vivemos no coração de nosso Cerrado. O bioma Cerrado é fundamental no equilíbrio natural do Brasil, com sua diversidade de fauna e flora, com muitas espécies encontradas apenas em nossa região. Nossas nascentes ajudam a abastecer os rios do Brasil e ajudam a manter a proteção do solo. É fundamental que essas ações de preservação ambiental aumentem cada vez mais.

Qual a urgência de discutir e tomar ações sobre Cerrado? Dentro da conjuntura de mudanças climáticas, onde fica o Cerrado?

A urgência de discutir e tomar ações sobre a preservação do Cerrado se deve à sua importância ambiental e ao papel crítico que proporciona o equilíbrio ecológico do Brasil. Como o segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado é conhecido como a "caixa d'água" do Brasil, abastecendo importantes rios e aquíferos do país. Preservar esse ecossistema é vital para a segurança hídrica, a biodiversidade e a qualidade de vida das comunidades que dependem de seus recursos naturais. A conjuntura de mudanças climáticas torna ainda mais urgente a proteção do Cerrado. Esse bioma é considerado um dos mais ameaçados pelas mudanças climáticas. O desmatamento, a expansão agrícola e a degradação ambiental ameaçam a resiliência do Cerrado e, consequentemente, podem agravar os impactos das mudanças climáticas no Brasil e, consequentemente, no mundo, como secas mais intensas e desequilíbrios nos padrões de chuvas.

Qual a relação que vocês veem entre meio ambiente e cultura? Como os dois podem se ajudar?

Uma junção perfeita e de muita eficácia na formação de opiniões e hábitos. Uma alimenta a outra. Nossa missão é usar esse mecanismo cultural para promover a conscientização ambiental na sociedade, tendo como foco de público alvo a nossa juventude, que é o futuro do país. Utilizamos a música que é universal e todo mundo gosta, para desenvolver e propagar assuntos e temas relevantes para todos. Sabemos que temos capacidade de fazer muito mais, e estamos aptos a buscar e administrar recursos advindos de fontes do governo e de empresas privadas. Eventos culturais, como o Cerrado Virtual 2023, podem utilizar a arte, música, dança e outras manifestações culturais para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental. Queremos falar também da nossa grande parceira nesta edição 2023, o Instituto Amada Terra, que trabalha há mais de 13 anos na Chapada dos Veadeiros, DF e Bahia, com projetos de cultura, meio ambiente e inclusão Social, tais como o Festival Moonstock GO, Festival Amada Terra e o projeto ambiental de preservação do Pato-mergulhão, espécie criticamente ameaçada de extinção que tem um de seus poucos habitats na Chapada dos Veadeiros. Estamos fortalecendo as ações da RIDE DF - Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal, da qual Alto Paraíso de Goiás faz parte, e queremos levar o Cerrado Virtual para lá também, dando uma maior abrangência às propostas do Evento.

Ao mesmo tempo, a natureza também influencia a cultura, fornecendo recursos naturais, inspiração artística e conhecimentos tradicionais transmitidos ao longo das gerações. Como foi a escolha dos artistas para esta edição?

Buscamos festejar nossos parceiros, que estão conosco na caminhada. Artistas de coração que passam mensagens positivas e de valorização do ser humano e da natureza.

 


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação