Walter Firmo é o primeiro convidado da terceira edição do projeto Imagens sem fronteiras, promovido pelo Espaço Cultural Galeria Olho de Águia. Nesta quinta-feira (27/7), às 19h, o fotógrafo faz palestra sobre fotografia e dá início a um ciclo que terá entre os convidados nomes como o do americano James Naschthey, do sérvio Goran Tomasevic e da americana Lynsay Adario.
Além da palestra, que tem entrada gratuita, o público poderá também conferir algumas das fotografias de Firmo, um dos maiores nomes do fotojornalismo do Brasil. Com uma carreira de mais de seis décadas, Firmo registrou mais de meio século de história do país, com olhar especial para as expressões culturais e para temas como desigualdade, racismo e identidade.
Idealizador do projeto, Ivaldo Cavalcanti explica que a ideia é trazer a Taguatinga, onde fica a Olho de Águia, o melhor do fotojornalismo internacional e brasileiro. Em outras edições, foram convidados Evandro Teixeira e Severino Silva. Da cena internacional, os convidados deste ano trazem, sobretudo, a experiência com a cobertura de guerra. “É muito importante esses fotojornalistas passarem por aqui para que as pessoas possam ver as fotos. E é importante colocar na parede de Taguatinga as fotos desses caras, porque são tragédias humanas que eles fotografaram”, diz Ivaldo.
As palestras do Imagens sem fronteiras ocorrem uma vez por mês e, este ano, além de James Naschthey, Goran Tomasevic, Lynsey Adario e Walter Firmo, traz também o brasileiro André Liohn, experiente na cobertura de conflitos e figura importante para que concretizar a vinda dos convidados internacionais.
Imagem Sem Fronteiras
Palestra Walter Firmo. Hoje, às 19h, no Espaço Cultural Galeria Olho de Águia (CNF 01, edifício Praiamar, loja 12, Praça da CNF, Taguatinga Norte). Entrada franca