Música

Festa da bateria agita a Escola de Música de Brasília

A programação contará com apresentações do Percursividade, grupo de percussão da EMB, Bateras do Síncope, Grupo Batalá, Bateras Beat, Duo InPulso e Marcão Brito. De acordo com a produção, todos os shows poderão ser assistidos gratuitamente

Irlam Rocha Lima
postado em 25/07/2023 06:00 / atualizado em 25/07/2023 06:00
 Baterista Mauricio Leite em encontro na Escola de Música de Brasília  -  (crédito:  Sincope/Divulgação)
Baterista Mauricio Leite em encontro na Escola de Música de Brasília - (crédito: Sincope/Divulgação)

Aulas, workshops e shows são destaques do 2º Simpósio de Bateristas da Região Centro-Oeste (Sincope 2023), iniciado ontem e que prossegue até amanhã, na Escola de Música e Brasília (EMB). A promoção é do Coletivo Contratempo, formado por Marcos Brito,  Ticho Lavenère e Daniel Oliveira.

Com apoio da EMB ,Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Professores, Bateras Beat, Nagano Drums, Domene Cymbals e outras instituições do Distrito Federal, o Síncope oferece 12 workshops, duas master-classes e seis apresentações, exposição permanente de livros e discos, além de estandes de equipamentos e instrumentos musicais.

Outro ítem é a manufatura de pratos, na qual técnicas centenárias serão compartilhadas com os espectadores. Há a participação de especialistas, entre eles Elias Caires, Kemuel Kesley, Francisco Abreu, Vinicius Batista, Cristina Akashi, Fernando da Mata, Ricardinho Art, Francisco Domene, Luciana de Oliveira, Daniel Oliveira, Maurício Leite, Felícia Castelo Branco, Fio de Castro e Edinho Silva.

A programação contará com apresentações do Percursividade,  grupo de percussão da EMB, Bateras do Síncope, Grupo Batalá, Bateras Beat, Duo InPulso e Marcão Brito. De acordo com a produção, todos os shows poderão ser assistidos gratuitamente.

De acordo com Marcos Brito, a ideia de criar o simpósio surgiu quando ele fez o lançamento do livro Brazilian Drummer na Escola de Música de Brasília, em 2022. "Eu tive tanto apoio da direção da EMB, que me cedeu o teatro, equipamentos, técnicos, transmissão ao vivo pela internet, enfim toda estrutura". Ele acrescenta: "Comentei com o Ticho Lavenère, revisor do meu livro, que pensava criar algo ligado à educação da bateria em Brasília, que tivesse como objetivo fomentar a produção acadêmica, musical e artística e que fosse um evento aberto à toda comunidade".

Para a realização do simpósio, Brito contou com o baterista Daniel Oliveira na criação do Coletivo Contratempo. "São muitas ações, coisas e funções envolvidas na produção de um evento híbrido. O Síncope é um evento democrático, acadêmico e popular", destaca. "Contamos com a participação de um dos mais importantes bateristas brasileiros, o carioca Cláudio Infante", complementa.

Serviço

2º Simpósio de Bateristas do Centro-Oeste

Horário: 10h 

Endereço: Escolas de Música de Brasília, na 602 Sul

Acesso gratuito

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação