Josephine Chaplin, atriz e filha do lendário ator, diretor e roteirista de cinema Charlie Chaplin, faleceu aos 74 anos em Paris, no último dia 13 de julho. A informação foi confirmada por familiares da atriz nesta sexta-feira (21/7) ao jornal francês Le Figaro, a causa da morte não foi revelada e a cerimônia de velório será apenas para familiares e amigos próximos.
Nascida em Santa Monica, Califórnia, no dia 28 de março de 1949, Josephine é fruto do casamento de Charlie Chaplin com a atriz britânica Oona O'Neill. A atriz era a sexta dos 11 filhos do cineasta e seguiu os passos dos pais. Ela estreou no cinema em 1952, no filme Luzes da ribalta, dirigido e estrelado pelo pai.
- 'O humor e a arte dele eram únicos', diz biógrafo de Chaplin ao Correio
- Há 129 anos, nascia Charlie Chaplin; confira momentos marcantes do artista
- Aos 80 anos, Maria José encarna Charlie Chaplin e arranca sorrisos
A atriz voltou a trabalhar com o pai em A condessa de Hong Kong (1967), com Marlon Brando e Sophia Loren, mas seu primeiro grande papel foi em 1972, em A grande fuga do comunismo, de Menahem Golan. No mesmo ano, foi dirigida pelo cultuado e polêmico Pier Paolo Pasolini em Os contos de Canterbury.
Ao longo da vida, Josephine atuou ativamente como atriz até o ano de 1980, e foi aos poucos deixando a carreira de lado para cuidar dos negócios da família. Ela tornou-se administradora de um escritório em Paris e passou a arrecadar fundos para a construção de uma estátua em homenagem ao pai em Waterville, na Irlanda, onde a família costumava passar férias.
Josephine deixa três filhos, Charly, Julien e Arthur.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Marcelo Bonfá compartilha manuscrito de Renato Russo em papel de pão
- Diversão e Arte Grafite das Minas abre exposição com obras de oito grafiteiras do DF
- Diversão e Arte 'Barbie': filme já é a 2ª maior estreia do cinema no Brasil
- Diversão e Arte Galo é flagrado relaxando em tanque de lavar roupa; confira
- Diversão e Arte Banda Bananas Caipiras lança novo single em show na Asa Norte