Um usuário do Twitter viralizou ao demandar que a Inteligência Artificial criasse o “estereótipo de cidadão” de 30 países. Nas imagens compartilhadas, é possível observar características como traços, cor de pele e tipos de cabelo, além de elementos de vestuário que traduzem a cultura das nações.
Inteligência Artificial cria a pessoa mais "estereotipada" de cada país.
Identificado como Medeiros, o internauta explicou aos seguidores que, primeiro, pediu ao ChatGPT que descrevesse o cidadão de cada um dos 30 países e só depois gerou as imagens. Medeiros compartilhou os dados na plataforma Midjourney, especificando que a foto deveria ser "feita" com uma determinada câmera, a Kodak Portra 400.
Vale destaque que nenhuma das pessoas ilustradas nas imagens são seres humanos reais — ou seja, nenhum deles existe de verdade.
Entre os países que aparecem na seleção, estão o Brasil, África do Sul, Espanha, Itália, Japão, Estados Unidos entre outros. "Achei engraçado que o único país que a IA especificou que tinha que estar sorrindo foi o Brasil", comentou ele, sobre o fato de a tecnologia ter reproduzido o clichê de "povo alegre" brasileiro.
No Twitter, plataforma onde as ilustrações viralizaram, um debate foi gerado entre os internautas que concordam com as ilustrações e outros que reclamaram da falta de diversidade. Confira as imagens:
Meu deus se balançar qualquer árvore aqui em SLZ cai 30 dessa https://t.co/KpcdtPc8Mk
— peitao da frimes (@gabisussa) July 17, 2023
Não gostei dessa IA, não, pois metade do charme dos homens italianos está no narigão. Esse aí é só um homem bonito comum, não um ITALIANO, que é um nível acima. https://t.co/6Kdji3sB1j
— Cíntia Mara (@cintiamcr) July 16, 2023
Essa não é a primeira vez que brincadeiras desse tipo ganham destaque nas redes sociais. Recentemente um internauta pediu que a Inteligência Artificial criasse o “homem mais bonito” de cada nacionalidade.