inteligência artificial

Inteligência Artificial cria a pessoa mais "estereotipada" de 30 países

As imagens foram geradas por meio da Inteligência Artificial representando a pessoa mais estereotipada de cada nacionalidade

Na imagem, a pessoa
Na imagem, a pessoa "mais estereotipada" da Rússia, África do Sul e Estados Unidos - (crédito: Reprodução/Twitter)
postado em 17/07/2023 19:46 / atualizado em 07/12/2023 17:05

Um usuário do Twitter viralizou ao demandar que a Inteligência Artificial criasse o “estereótipo de cidadão” de 30 países. Nas imagens compartilhadas, é possível observar características como traços, cor de pele e tipos de cabelo, além de elementos de vestuário que traduzem a cultura das nações.

Inteligência Artificial cria a pessoa mais "estereotipada" de cada país.

Identificado como Medeiros, o internauta explicou aos seguidores que, primeiro, pediu ao ChatGPT que descrevesse o cidadão de cada um dos 30 países e só depois gerou as imagens. Medeiros compartilhou os dados na plataforma Midjourney, especificando que a foto deveria ser "feita" com uma determinada câmera, a Kodak Portra 400.

Vale destaque que nenhuma das pessoas ilustradas nas imagens são seres humanos reais — ou seja, nenhum deles existe de verdade.  

Entre os países que aparecem na seleção, estão o Brasil, África do Sul, Espanha, Itália, Japão, Estados Unidos entre outros. "Achei engraçado que o único país que a IA especificou que tinha que estar sorrindo foi o Brasil", comentou ele, sobre o fato de a tecnologia ter reproduzido o clichê de "povo alegre" brasileiro.

No Twitter, plataforma onde as ilustrações viralizaram, um debate foi gerado entre os internautas que concordam com as ilustrações e outros que reclamaram da falta de diversidade. Confira as imagens: 


 Essa não é a primeira vez que brincadeiras desse tipo ganham destaque nas redes sociais. Recentemente um internauta pediu que a Inteligência Artificial criasse o “homem mais bonito” de cada nacionalidade.

  • Brasil
    Brasil Foto: Reprodução Twitter
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->