A morte de Zé Celso, nesta sexta-feira (6/7), causou repercussão entre políticos, que manifestaram apoio à família e lamentaram a perda do dramaturgo responsável por mudar o teatro brasileiro. Zé morreu aos 86 anos, após não resistir aos ferimentos causados por chamas de um incêndio que tomou o apartamento em que morava, na terça-feira (4/7)
No Twitter, o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, destacou a capacidade inventiva de Zé Celso e desejou que seu legado continue a inspirar as próximas gerações de brasileiros envolvidos com a arte cênica.
José Celso Martinez escreveu uma rica história pessoal e para o Brasil. Irreverente, provocativo e dono de uma enorme capacidade inventiva, Zé Celso tornou o Teatro Oficina um patrimônio da cultura brasileira e um celeiro de talentos para nossos palcos. pic.twitter.com/GASU9dwvmL
— Geraldo Alckmin ???????? (@geraldoalckmin) July 6, 2023
O ministro da Fazenda, Fernando Hadadd, e o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) também prestaram suas homenagens ao criador do Teatro Oficina.
Vá em paz, meu amigo! A rebeldia e transgressão que mudaram a história do teatro brasileiro. Viva a arte eterna de Zé Celso! Viva, Zé!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) July 6, 2023
Foto: Lilo Clareto pic.twitter.com/yU5UrXcb3X
Com a morte de Zé Celso Martinez Corrêa morre também uma parte do sentimento de ousadia e coragem do teatro brasileiro. Meus sentimentos aos familiares.
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) July 6, 2023
A deputada federal Fernanda Melchionna (Psol-RS) disse que Zé Celso "enfrentou a ditadura civil-militar com deboche".
Quem viu Zé Celso nos palcos teve o privilégio de testemunhar sua genialidade, potência e amor pelo teatro. Com sua característica irreverência, enfrentou a ditadura civil-militar com deboche, arte, alegria e sempre lutou pela chegada da primavera + pic.twitter.com/bkZzu1IV08
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) July 6, 2023
A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, exaltou o dramaturgo. "Sempre criativo, irreverente e com postura crítica, inspirou palco e plateia por onde se apresentasse. Viva Zé Celso!", escreveu nas redes sociais. Assim, como ela a deputada federal, Sâmia Bomfim (Psol-SP), também lamentou a morte e deixou abraços para o seu marido, Marcelo, para a turma do Teatro Oficina sua família. "Descanse em paz, Zé", desejou Bomfim.
Perdemos hoje um patrimônio da cultura brasileira, Zé Celso nos deixou. Irreverente, generoso e inovador, marcou a dramaturgia do nosso país e afrontou os podres poderes. Deixo meu abraço no seu marido Marcelo, na turma do Teatro Oficina e na sua família. Descanse em paz, Zé ?? pic.twitter.com/NjHHaGkRqq
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) July 6, 2023
Dia triste para a Cultura brasileira.
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) July 6, 2023
Morreu Zé Celso, um grande artista que revolucionou o teatro brasileiro. Sempre criativo, irreverente e com postura crítica, inspirou palco e plateia por onde se apresentasse. Viva Zé Celso! Viva o @oficinauzynauzona ! pic.twitter.com/z6zqMwmTfK
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, e a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) também lamentaram a despedida.
É com muita tristeza que recebo a notícia da morte de Zé Celso, um gênio da dramaturgia brasileira nos deixa. Quero externar toda a minha solidariedade aos familiares, amigos e a legião de fãs e admiradores de seu trabalho, que assim como eu, se enlutam com sua despedida. ZÉ… pic.twitter.com/Gezw7Wr6pT
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) July 6, 2023
Hoje nos despedimos de Zé Celso!
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) July 6, 2023
Zé foi um artista provocador e inquieto, no teatro brasileiro fez história ao levar toda sua rebeldia para os palcos sem medo.
Viva Zé Celso! Você é eterno!
Minha solidariedade aos familiares, amigos e em especial a seu marido, Marcelo… pic.twitter.com/540CFkriNG
Saiba Mais
- Cidades DF Operação da PF mira em financiadores de atentado no Aeroporto de Brasília
- Cidades DF Pedestre atropelado no Recanto das Emas fica em estado grave
- Diversão e Arte Coco Lee, cantora chinesa de 'Mulan', morre aos 48 anos
- Diversão e Arte Zé Celso Martinez Corrêa morre, aos 86 anos, em São Paulo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.