Música

Sarau Secreto potencializa novos artistas e cena independente do DF

Próxima edição do projeto idealizado por JM, Marvyn e Thiago Jamelão ocorre na quinta-feira (6/7)

Débora Oliveira
postado em 05/07/2023 19:32 / atualizado em 10/07/2023 19:21
 (crédito: Camila Fernandes)
(crédito: Camila Fernandes)

Potencializar novos artistas através do fortalecimento da cena independente, esse é o intuito do Sarau Secreto, movimento cultural itinerante idealizado por João Marcelo (JM), Marcus Vinicius (Marvyn) e Thiago Pereira (Thiago Jamelão). O projeto surgiu do sonho dos idealizadores de promover um espaço diferente na cena cultural do Distrito Federal.

O Sarau Secreto ocorre mensalmente em diferentes regiões, a cada novo encontro, uma nova locação. E assim como o nome sugere, o endereço é secreto, sendo divulgado apenas pelo Instagram do projeto — @osarausecreto — para quem comentar ter interesse em participar. A line-up com os artistas que se apresentam também é secreta, e o público só descobre quem vai tocar na hora do show.

Uma banda fixa fica à disposição para acompanhar artistas independentes que se apresentam a cada edição. “Em média, vinte artistas independentes se apresentam para um público de 250 a 300 pessoas, sempre com ouvidos e olhos atentos e abertos à pluralidade que a arte pode proporcionar”, comenta Marvyn.

“Nossa experiência enquanto artistas locais nos levou a crer que era necessário criar um espaço onde a arte pudesse circular de maneira mais livre e ser a principal atração, um espaço onde pudéssemos criar uma cultura de valorização do artista independente que não tem seu nome requisitado nos principais eventos da cidade”, pontua Marvyn, cantor e idealizador do movimento.

Com encontros que ocorrem mensalmente, o projeto busca proporcionar mais do que um espaço de descobertas de artistas, mas também das diversas possibilidades de conexões e relacionamentos que podem surgir através da arte, apoiando a diversidade e pluralidade cultural.

 

“Criamos espaços para que artistas dos mais diversos gêneros artísticos apresentem seus trabalhos para um público que tem a arte como principal interesse dentro das inúmeras possibilidades que compreendem o entretenimento”, conta Marvyn.

Os organizadores do projeto estimam que ao menos 250 artistas já tenham se apresentado no movimento. Nesta quinta-feira (6/7), o movimenta realiza sua décima edição e para quem deseja se apresentar, é necessário se inscrever previamente via Instagram do projeto ou comparecendo ao evento e se inscrevendo para participar no tempo destinado ao microfone aberto, onde pessoas que não estão inscritas e decidem cantar na hora tem um tempo reservado para apresentação. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação