Festival de Gramado

Filme de José Eduardo Belmonte estará no 51° Festival de Cinema de Gramado

Anúncio da competitiva foi feito na manhã desta terça (4/7). Evento será entre 11 e 19 de agosto, na Serra Gaúcha

Ricardo Daehn
postado em 04/07/2023 12:49 / atualizado em 04/07/2023 14:14
 (crédito: Bob Wolferson e Correio Braziliense/ Divulgação)
(crédito: Bob Wolferson e Correio Braziliense/ Divulgação)


Definidas a lista dos selecionados para as mostras competitivas da 51ª edição edição do Festival de Gramado, que entregará 38 troféus Kikitos, na noite final do evento. Duas veteranas, as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia puxam os holofontes, na conquista do Troféu Oscarito; já o Kikito de Cristal será recebido por Alice Braga. Entre os longas selecionados está o paranaense Uma família feliz, dirigido pelo brasiliense José Eduardo Belmonte, e estrelado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini. Na trama, passada num condomínio, uma mãe dá pistas de pequenos massacres a crianças.

Produção de Brasília, o longa documental Da porta pra fora se soma a outras quatro produções do gênero, na seleção. Conduzido por Thiago Foresti, trata da dura rotina de entregadores, durante a pandemia. Outros documentários cercarão personalidades como o escritor Luis Fernando Verissimo e o cineasta Roberto Farias.

Dentre as personalidades do evento, estarão no rol Isis Valverde, Matheus Nachtergaele, Tonico Pereira, Marcos Palmeira, Ailton Graça, Cacau Protásio, Louise Cardoso e Arlette Salles. Além do filme feito em Tocantins, O barulho na noite, de Eva Pereira e do cearense Mais pesado é o céu (de Petrus Cariry), estarão entre os longas de ficção: Tia Virgínia; Mussum, o filmis e Angela.


A ser aberto por Retratos fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (premiado em Cannes, por Bacurau, e autor de O som ao redor), o Festival de Gramado, que teve entre os curadores o crítico Marcos Santuario, a atriz Soledad Villamil e o ator Caio Blat, trará o documentário Hamlet, de Zeca Brito, com as curiosas participações do crítico de cinema Jean-Claude Bernardet e da ex-presidente Dilma Rousseff. Num segundo momento, no Rio de Janeiro, o festival trará a lista de demais homenageados e ainda a relação de curtas-metragens escolhidos na futura edição.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação