Em nova campanha publicitária lançada no Brasil, a fabricante alemã de veículos Volkswagen usou inteligência artificial para "reunir" (e emocionar) a cantora Maria Rita e sua mãe, a icônica cantora Elis Regina, morta há mais de quatro décadas. No vídeo, as duas cantam lado a lado, cada uma em seu carro, pela primeira vez na história. O dueto inédito é em comemoração dos 70 anos da Volks no país. A peça foi produzida pela agência AlmapBBDO.
No encontro possível graças à tecnologia, mãe e filha dirigem versões do modelo Kombi cantando a música “Como Nossos Pais”, composta por Belchior e eternizado na voz de Elis. A caçula de três irmãos aparece na versão elétrica do veículo, o ID.Buzz, modelo recém-lançado pela montadora, enquanto a mãe aparece na versão tradicional. Veja o vídeo:
nossa que coisa mais linda essa campanha da volkswagen
— luscas ™ (@luscas) July 4, 2023
colocaram a maria rita e a elis regina pra cantarem juntas e eu já comecei o dia chorando
pic.twitter.com/7AyRAuCTPD
O filme publicitário também reúne outros clássicos da Volks, como o Gol, Fusca, Brasília e SP2 — que já saíram de linha—, junto a SUVs mais modernos da montadora: T-Cross, Nivus, Taos e Virtus.
"Usamos o que há de mais moderno na tecnologia para promover um 'encontro emocionante' de duas gerações", afirmou a montadora, em seu site.
Deepfake
A técnica utilizada no filme é denominada deepfake, no qual foi possível criar adulterações realistas com o rosto de Elis. Para isso foi utilizado uma dublê para se passar pela cantora conduzindo o veículo. Assim, o rosto de Elis foi inserido na edição. Veja o vídeo abaixo o making of da campanha.
Elis Regina
Elis Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre, em 1945, e, desde pequena, teve afinidade com a música. Com 1,53m de altura e personalidade forte, foi apelidada de “pimentinha” por ninguém menos que Vinícius de Moraes. Sobre a presença de palco característica, era conhecida por cantar com muita emoção, interpretando profundamente cada trecho com os braços abertos e mãos espalmadas.
Estrela da Bossa Nova, Elis já cantou com grandes nomes da música, como Tom Jobim, Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento, Jair Rodrigues, João Bosco e Ivan Lins. Apesar do sucesso, ela não se limitou ao gênero, cantando também MPB, jazz, rock e samba. Ao longo dos 18 anos de carreira, foram quatro milhões de discos vendidos e inúmeras gerações de artistas influenciadas.
Em 19 de janeiro de 1982, no auge da carreira, Elis morreu em decorrência de uma parada cardíaca, causada pela mistura de cocaína e bebidas alcoólicas. Com 36 anos, deixou três filhos: Maria Rita, Pedro Mariano e João Marcello Bôscoli, todos cantores.
*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco
Saiba Mais
- Política Erika Hilton celebra investigação contra Valadão: "LGBTfobia é crime!"
- Esportes Brasil perde da Itália na Liga das Nações masculina e foca na Holanda
- Cidades DF Preso por matar companheira no Gama era CAC; arma do crime era registrada
- Política Lula é recebido por Fernández para Cúpula do Mercosul; acompanhe
Volks investe no Brasil
A Volkswagen anunciou, nesta terça-feira (4/7), planos de investir 1 bilhão de euros no Brasil, até 2026. A ação visa o crescimento de 40% no país até 2027. Na América do Sul, a montadora espera que sua fatia de mercado expanda 11% anualmente até 2030.
Em comunicado, a Volkswagen informou que o investimento incluirá o desenvolvimento local de motores de combustão movidos a etanol e a expansão de seu modelo de negócios de assinatura, voltado para o aluguel de carros.
A empresa também pretende lançar dois modelos totalmente elétricos no Brasil este ano, dentre eles a Kombi do comercial da Maria Rita. A ideia é que, até 2025, sejam lançados 15 novos veículos elétricos e híbridos no Brasil.
Programa Carro Zero
Com a ajuda do programa do governo Carro Zero, que dá descontos de até R$ 8 mil para veículos de passeio, as vendas dos novos terminaram o mês passado com alta de 6,4%, frente igual período de 2022. Ao todo foram vendidos, em junho, 189,5 mil automóveis, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Na comparação com maio, houve uma aumento de 7,4%, com o ritmo diário batendo a marca de 9 mil veículos pela primeira vez no ano.
*Com informações da Agência Estado
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.