Música

Feitiço das Artes recebe Manassés de Souza e Pablo Fagundes

Manassés de Souza e Pablo Fagundes tocam no Feitiço das Artes nesta terça-feira (5/7) com repertório que transita pelo blues e pelo jazz

Irlam Rocha Lima
postado em 04/07/2023 10:34 / atualizado em 04/07/2023 10:42
 (crédito: PanoramaComunicao/Divulgacao)
(crédito: PanoramaComunicao/Divulgacao)

Palco por onde passaram grandes nomes da música instrumental brasileira — de Baden Powell a Toninho Horta —, o Feitiço das Artes acolhe hoje o multi-instrumentista de cordas cearense Manassés de Souza e o gaitista brasiliense Pablo Fagundes.

A partir das 20h30, o duo será protagonista da Terça do Jazz. Pelo projeto, produzido por Tita Lira, que vem abrindo espaço para artistas brasilienses e de outras regiões, já se apresentaram a cantora Mara Beau, o guitarrista norte-americano Ted Falcon, o contrabaixista carioca Oswaldo Amorim e trios de jazz, vem abrindo espaço para instrumentistas ligados ao gênero musical.

Exímio violonista que dedilha as cordas de maneira primorosa, Manassés é citado mundo afora pela maneira como toca, resultado do virtuosismo adquirido ao longo de extensa carreira. "Comecei a tocar aos 4 anos de idade e durante toda a minha trajetória estive ao lado de grandes artistas da música brasileira, Gal Costa, Nara Leão,Chico Buarque, Fagner, Zé Ramalho e Dominguinhos; e da música internacional, entre eles Paco de Lucia e Mercedes Sosa."

Arranjador disputado por músicos da mais alta prateleira dentro e fora do Brasil, Manassés transita com familiaridade pelo blues, jazz, baião, forró, música popular e erudita. Suas composições têm sido ouvidas em países como Estados Unidos, França, Espanha, Holanda, Bélgica e Austrália.

Referência no Brasil nas gaitas diatônica e cromática, o músico, compositor e professor da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, Pablo Fagundes, sob as influências do blues e do jazz, além da música brasileira — choro e bossa nova,forró e música erudita. O gaitista desenvolveu diferentes sonoridades no seu instrumento. Sua trajetória musical inclui apresentações pelo Brasil, Estados Unidos, Canadá, França.

O repertório do show reúne clássicos da MPB da importância de Ponteio (Edu Lobo), Fado tropical (Chico Buarque) e Santa morena (Jacob do Bandolim), aos quais se juntam Oblivion (AstorPiazzolla), Travels (Pat Metheny), La Mercedita (Astor Piazolla) e Eleonor Rigby (John Lennon e Paul McCartney).

Serviço


Terça Jazz

Show do de Manassés de Souza e Pablo Fagundes hoje, às 20h30, no Feitiço das Artes (306 Norte). Reservas pelo telefone 3548 1680. Classificação indicativa livre.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação