Afetos e amores são os guias da artista cearense Azuhli pela pintura. São eles os protagonistas da série Amar sem perceber, em cartaz na Galeria Karla Osório até agosto. Feitas com uma paleta de cores vivas e fortes, as 15 obras são fruto de uma pesquisa realizada pela artista no México. “Passei uma temporada no México em residência artística no ano passado e essa experiência foi muito impactante. Fachadas, casas, muros, ornamentos, tudo isso me encantava muito. Sempre usei cores mais fortes, mas nunca tinha chegado nesse nível de harmonia”, conta Azuhli.
Cada quadro é pintado como se fosse uma carta ou um poema de amor para o personagem retratado. “São pessoas com quem convivo, meus amores, afetos. "Reúno esses amores e tento dedicar aquele momento especial de se desprender um pouco e fazer um trabalho de arte. Minha pintura é quase uma poesia”, explica a artista, que tem 28 anos, fez faculdade em Buenos Aires e morou em outras cidades, mas sempre volta para Fortaleza. “O sol de Fortaleza me inspira muito, em outros lugares não consigo ver tão bem”, garante.
Também em cartaz na Galeria Karla Osório, Um sonho intenso, do sul-mato-grossense Evandro Prado, reúne 28 obras, a maior parte pinturas resultantes de uma investigação que parte da admiração por Oscar Niemeyer e Brasília. As colunas do Alvorada, as formas da Catedral, as curvas e retas dos prédios da Esplanada aparecem na obra como forma de comentários que pautam as reflexões do artista de 37 anos.
O trabalho reúne duas paixões de Prado: a arquitetura de Niemeyer e a história associada à política. “O que busco é fazer um comentário histórico, criar uma metáfora, a partir de Brasília, sobre o país, o Brasil, a nação”, avisa. “Quando coloco uma coluna do Palácio do Planalto ou do Alvorada sendo amarrada por cabos, segurada por escoras, estou fazendo um comentário sobre o sonho modernista, de um país em construção, o país do futuro que não chega, esse país que é construção e ao mesmo tempo já é ruína.” A iconografia da arquitetura modernista serve de metáfora histórica, política e social para essa série produzida desde 2018 e que também inclui, além das pinturas, objetos e instalações.
Serviço
Amar sem perceber
Exposição de Azhuli
Um sonho intenso
Exposição de Evandro Prado
Visitação até 20 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e sábados, das 9h às 14h30, no Pavilhão I, Galerias 1, 2 e 3, da Galeria Karla Osório. Entrada gratuita mediante agendamento prévio por telefone, email, DM no Instagram ou WhatsApp (61-981142100)
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.