No Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ — nesta quarta-feira (28/6) —, Brasília recebe a pré-estreia do documentário Um salto alto - a história da arte transformista do Distrito Federal, que relata nomes e histórias dos primeiros artistas que construíram a cena transformista da capital entre as décadas de 1960 a 1990. O evento será no Complexo Cultural Samambaia, às 19h e tem entrada gratuita — há limitação de assentos.
O jornalista Luís Plasmo, dono e criador da drag queen luShonda, conduzirá a pré-estreia apresentando e entrevistando personagens icônicos — como artistas, produtores e pessoas em geral que resistiram em manter viva a arte transformista ao longo das décadas até as artistas de hoje.
- Piquenique do Dia do Orgulho LGBTQIA+ celebra a diversidade no Eixão do Lazer
- Dia Nacional do Orgulho Gay: GDF divulga campanha sobre combate a LGBTfobia
O documentário reúne 30 depoimentos de personagens históricos que superaram o preconceito da sociedade da época; a ditadura militar; doenças que predominavam na época, como HIV/AIDS; e outras situações para conquistar espaço na sociedade.
Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o curta foi construído com dados obtidos por meio de levantamento de arquivos inéditos, preservados pelo Arquivo Público do Distrito Federal; fotografias e reportagens disponibilizadas pelo Correio Braziliense, pela Fundação Cultural de Brasília e acervos pessoais; além de dar espaço as vozes de mais de 20 lendas de Brasília, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e até da Europa da arte transformista.
"Esse documentário é um resgate de nomes e memórias de quem fez acontecer, com trajetórias emocionantes que marcaram gerações. Eu só estou aqui hoje por causa deles", diz LuShonda.
Serviço
Documentário: cerimônia de pré-estreia do documentário “Um salto alto – a história da arte transformista do Distrito Federal".
Local: Complexo Cultural Samambaia
Horário: 19h
Valor: Entrada gratuita (Assentos limitados).