Cênicas

Júlia Maia leva espetáculo de palhaçaria para as praças do DF

Com atuação e direção de Júlia Maia, conhecida como a palhaça Macaxeira, o espetáculo mistura circo e break em Praça de Santa Maria

A rama da Macaxeira é o nome do primeiro espetáculo solo da performer Júlia Maia. As performances ocorrem neste sábado (24/6) e no domingo (25/6) em um picadeiro a céu aberto na praça central de Santa Maria. Em cena, a atriz refaz sua trajetória de maneira cômica, tendo como protagonista sua personagem a palhaça Macaxeira, filha do icônico palhaço Mandioca. Julia conquista a atenção do público brasiliense misturando rodopios do breaking com um pandeiro na mão.

O espetáculo é construído com elementos de música, mágica, humor, palhaçaria, bonecos. A narrativa se confunde com a trajetória de Júlia Maia. A palhaça viaja com uma caixa, onde ela leva suas memórias, histórias pra contar e muitas músicas. Ao abrir a caixa, Macaxeira tira paisagens sonoras para nelas transitar e, com a música, ela consegue se conectar com a plateia e construir um jogo no qual as pessoas são convidadas também a cantar, dançar, brincar e contar suas próprias histórias.

Este é o primeiro solo de Júlia e, segundo ela, é um sonho de muito tempo que veio ganhando força durante toda a vida. Por ser filha de um mestre palhaço, cresceu em meio a um picadeiro na rua e em cima de pernas de pau. Com o tempo, aprendeu outras acrobacias, outras canções populares e, nessa jornada, sempre esteve ao lado do pai e do irmão mais novo, o palhaço Aipim. “Como artista, fiz espetáculos diversos, mas foram poucas as vezes que tive a oportunidade de estar sozinha no meio da roda e esse sempre foi um grande desejo e um grande desafio”, relata Júlia em nota de divulgação.

Na apresentação, a palhaçaria e o breaking se misturam em cena o tempo inteiro. Júlia dança há muito tempo e é conhecida como a Bgirl Maia. Em A rama da Macaxeira, Julia une o lado palhaça e a Bgirl, práticas vindas diretamente da cultura das ruas e do universo popular contemporâneo. “É isso que eu sou, essas são minhas maiores escolas de vida e eu vivo essas duas culturas profundamente, por isso o espetáculo carrega esses dois universos, fisicamente e ideologicamente”, destaca a performer.

Serviço:

A RAMA DA MACAXEIRA

Sábado (24/6), às 16h, na praça central de Santa Maria-DF (ao lado da pista de skate)
Domingo (25/6), às 11h, na feira permanente de Santa Maria-DF
Domingo (25/6), sessões duplas às 16h e às 18h na praça na praça central de Santa Maria-DF (ao lado da pista de skate)
Entrada franca. Evento livre para todos os públicos Interpretação de libras em todas as sessões.

Saiba Mais