O filme nacional Pureza (2019) vai passar na Tela Quente da TV Globo para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro nesta segunda-feira (19/6), a partir das 22h15. Com produção da Gaya Filmes com a Ligoki Entretenimento, o filme teve a direção do brasiliense Renato Barbieri e produção de Marcus Ligocki Júnior.
O drama é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, que recebeu o Prêmio AntiEscravidão oferecido pela organização não-governamental britânica Anti-Slavery International em 1997.
O enredo mostra Pureza (Dira Paes), uma mãe solo que está em busca do filho, Abel (Matheus Abreu), desaparecido na Amazônia. Durante a procura, ela arruma um emprego em uma fazenda com sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Além de retratar a violência da escravidão, o filme traz temas como o garimpo e o desmatamento de florestas.
Renato Barbieri exerce a função de cineasta e diretor de criação na empresa GAYA Filmes, cuja sede está localizada em Brasília. Além de Pureza, Renato trabalhou em Cora Coralina – Todas as vidas e Araraquara – Memórias de uma cidade.