A maior cerimônia de premiação da indústria musical, os Grammys Awards, terá novidades para a edição de 2024. A Academia de Gravação anunciou a criação das categorias de Melhor performance de música africana, Melhor álbum de jazz alternativo e Melhor gravação pop dance nesta terça-feira (13/6).
Além da adição dos três prêmios, as categorias de Produtor do ano, não-clássico, e Escritor do ano, não-clássico, que já eram existentes, serão selecionadas por todos os votantes, e não apenas por um grupo seleto dos gêneros em questão.
Essas decisões foram tomadas durante a última reunião semestral do Conselho da Recording Academy, realizada em maio deste ano.
A categoria de Melhor performance de música africana busca valorizar a expressão melódica, harmônica e rítmica do continente-mãe. Ela contempla artistas como Burna Boy e Wizkid e inclui subgêneros famosos ao redor do mundo, personificados no Ndombolo, Afroswing e Amapiano.
A Melhor gravação pop dance chega para dar visibilidade ao produto do pioneirismo de artistas como Beyoncé e Lady Gaga ao incorporarem elementos da música eletrônica e do dance no pop. A categoria tem a prerrogativa de reconhecer trabalhos com ritmos acelerados, dançantes e que são acompanhados de arranjos pop.
O jazz assusta por não ter limites. Bandas como The Comet is Coming e artistas como Kassa Overall não se intimidam com isso e, pensando na criatividade e inovação dos músicos do gênero, os Grammys irão premiar as melhores produções na categoria Melhor álbum de jazz alternativo.