obituário

Morre Cormac McCarthy, premiado escritor americano, aos 89 anos

Autor de 'Meridiano de sangue' e 'A estrada', o vencedor do Prêmio Pulitzer morreu em casa, em Santa Fe, nos Estados Unidos

Morreu nesta terça-feira (13/6), aos 89 anos, Cormac McCarth, um dos maiores escritores americanos do século 20 e vencedor do vencedor do Prêmio Pulitzer. McCarth morreu em casa, em Santa Fe, nos Estados Unidos, de "causas naturais", segundo o jornal britânico The Guardian.

Natural de Rhode Island, nos Estados Unidos, McCarthy fez sucesso ao escrever livros como A Estrada, Meridiano de Sangue, a Trilogia da fronteira e Onde os velhos não têm vez, que ganhou adaptação para o cinema e, no Brasil, recebeu o título de Onde os fracos não têm vez.

Apesar do grande sucesso ao longo da carreira, nenhum dos primeiros romances de McCarthy vendeu mais de 3 mil exemplares. Ele demorou para ter prestígio, e os livros dele só começaram a fazer sucesso em meados de 1993.

O autor recebeu vários prêmios prestigiosos nos Estados Unidos, incluindo um Pulitzer por A Estrada, que narra as aventuras de um pai e um filho em um país assolado por um cataclismo de origem desconhecida. "Milhões de leitores ao redor do mundo abraçaram seus personagens, seus temas míticos e as emoções íntimas e genuínas que ele deixou em cada página de romances brilhantes que continuarão relevantes e atemporais para as gerações futuras", escreveu o editor do artista.

O último livro lançado por ele é dividido em dois volumes, O Passageiro e Stella Maris. As obras quebraram um hiato de mais de dez anos e narram a história de um homem assombrado pela morte da irmã.

Saiba Mais