Música

The Guapos lança 'Hey!', álbum de estreia marcado por rock sessentista

A banda The Guapos, que já se apresentou em grandes festivais no México, sai em turnê pela Espanha com o álbum 'Hey!' e faz sucesso com rock sessentista

O que acontece quando músicos de renome decidem se reunir para se divertirem com a própria arte? O resultado é um supergrupo que se autointitula "os bonitos", ou melhor, The Guapos. Eles lançam, na próxima sexta-feira (16/6), o álbum de estreia, Hey!. Um rock sessentista que já levou a banda a se apresentar em festivais gigantes no México e agora sai em turnê pela Espanha.

O conjunto poderia ser chamado de constelação, afinal são artistas de sucesso bem antes de decidirem tocar juntos. Adán Jodorowsky, El David Aguilar, Jay de La Cueva e Leiva colecionam prêmios como Grammy Latino e até Goya, o "Oscar" espanhol, sem contar que Adán é filho do renomado diretor Alejandro Jodorowsky. Em um encontro de amigos Adán e Jay fizeram uma música, aos poucos foram juntando os outros "Guapos" e terminaram em estúdio em Chicago com uma banda formada e um álbum a caminho.

Agora, no lançamento da nova música, eles preparam o público para entender toda essa beleza, que é se sentir jovem novamente. "O que é bonito é que todos nós temos nossas carreiras, mas começar algo novo é algo refrescante. Todos nós somos experientes, mas quando estamos em banda parece que temos 16 anos de novo", afirma Jodorowsky em entrevista ao Correio. "Uma vez mostramos nossa foto para uma amiga e ela falou, nossa vocês parecem crianças. Essa é a essência de tudo que estamos fazendo", complementa Aguilar.

Eles têm contatos, têm experiência com música e com o mercado e por isso estão fazendo tudo no mais alto nível que conseguem. O novo clipe, por exemplo, é dirigido pela madura artista Charlotte Kemp Muhl, conhecida pela carreira musical e por ser casada com Sean Lennon, filho de John Lennon. "Nós não somos adolescentes, estamos começando tudo aos 40. Isso é poético para mim", explica David Aguilar. Porém, a idade não os atormenta. "Ser novo ou velho para fazer música boa não importa muito. Nós queremos sentir que estamos fazendo algo novo. É ser espontâneo, parar de pensar no que fazer e simplesmente fazer", acrescenta Adán.

Não há lugar melhor para começar do que no lugar em que se sentem confortáveis. Todos amantes de rock, decidiram que os anos 1960 seriam a década para explorar. Gravaram apenas em dois canais, como na época, e fizeram músicas que remetem sonoramente a nomes como Rolling Stones. "Nós não nos importamos com a imagem que vamos passar, só queremos fazer nossa música. Nós tocamos a música em que nós nascemos", pontua Jodorowsky. "Todos nós somos fãs de rock, então saiu natural. Estamos trabalhando com pessoas como o Leiva, que transpira o rock", conclui Aguilar.

A ideia é viver um sonho de adolescente, com um som de adolescente, mas toda bagagem da vida adulta. "Cada um de nós já tocou em muitos projetos e bandas. Estamos felizes em só pensar e viver o presente", diz Jay de La Cueva. "Nós temos vários sonhos, mas estamos vivendo o presente intensamente. Tocando com amigos próximos e fazendo algo irado. Parece que estamos indo na direção certa, estamos muito felizes", completa o artista que já diz que há planos para novos álbuns mesmo antes de lançar o primeiro.

No fim das contas, a mensagem que querem deixar é: se a ideia é ver gente bonita vivendo a música e se divertindo, "É só olhar para nós", crava Adán.

Saiba Mais