A Quadrilha Junina Eita Bagaceira estreará o novo espetáculo de 2023 neste sábado (10/6), no 13º Arraiá da Paróquia Senhor Bom Jesus. O grupo apresentará a encenação Cego Aderaldo, o Assum Preto no Oásis do Sertão, que promete teletransportar o grande público à região do sertão do Cariri, para assistir à história de um dos maiores cantadores nordestinos e conhecer relação dele com a cultura popular. A apresentação está prevista para às 21h45 na EQNO/11/13, Módulo Especial, no Setor O da Ceilândia. Já a festividade no arraial terá começa às 18h do mesmo dia e segue no domingo (11/6) com apresentações culturais e feirinha com comidas típicas. Os ingressos custam R$ 10 e estarão disponível na entrada.
A quadrilheira e diretora do grupo junino, Samara Ribeiro, revelou que os ensaios para o espetáculo deste ano começaram no início do mês de janeiro deste ano. "Estamos ansiosos para a estreia e início das etapas, trabalhamos muito de uma temporada para outra, para fazer um espetáculo grandioso e emocionante para o público e para os jurados também! Estamos felizes com a nossa construção temática, musical e coreográfica, esperando entregar tudo que projetamos! Torcendo por uma temporada leve, feliz e de muitas conquistas".
Mais de 30 casais devem se apresentar na noite da grande estreia. "A expectativa é imensa. Vamos estrear neste final de semana e no próximo já pisamos no arraial do circuito. Estamos nos dedicando muito. O que a quadrilha fez no ano passado, criou uma grande expectativa no público para este ano. Nós conseguimos cativar o público. Espero que seja um ano de boas realizações para a Eita”, conta o marcador e presidente do grupo, Johnni Sousa.
História do grupo
A Eita Bagaceira iniciou as atividades em 2011 ainda com o nome “Quadrilha Senhor Bom Jesus”. Na época, o grupo - formado por quadrilheiros com vasta vivência no movimento junino - tinha o objetivo de apenas se apresentar na festividade da paróquia. Anos depois, os fundadores decidiram inscrever a junina nos circuitos oficiais. Em 2019 eles se filiaram à Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e entorno (Linqdfe). A estreia no circuito só aconteceu em 2022 devido a suspensão das atividades imposta pela pandemia. Em 2022, com o retorno das competições, conquistaram o vice-campeonato no módulo de acesso e subiram para o módulo especial.
Arraiá da Paróquia Senhor Bom Jesus
O Arraiá da Paróquia Senhor Bom Jesus, no Setor 0 da Ceilândia, tem 14 anos de história e é um dos mais aguardados no período junino pelos mais de 50 mil habitantes da comunidade. Além da apresentação da junina “Eita Bagaceira”, haverá missa e shows culturais. “Além das comemorações religiosas, a gente também celebra a parte artística e cultural da cidade. Como sabemos, boa parte da população do Setor O são filhos do Nordeste.
“Nesse contexto nós temos também as quadrilhas, que é um movimento cultural muito importante. Aqui na Ceilândia, em especial, existe um brilho muito grande. Esse pessoal ensaia muito. A gente vê a riqueza das antigas tradições como coisas que anteriormente eram muito típicas e que são perpetuadas pelos jovens. Isso transmite às gerações atuais valores que anteriormente vividos na sociedade. É muito bom voltar a ver uma quadrilha e talvez voltar a recordar costumes no sítio da vovó”, conta o Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, Padre Françoá Costa.
Confira a programação completa do Arraiá
Sábado
18h - Santa Missa
19h - Abertura dos portões da Festa
20h - Show Lucas e Gabriel
21h45 - Quadrilha Eita Bagaceira
22h15 - Show Banda Balalaica
Domingo
18h - Santa Missa
19h - Abertura dos portões da Festa
20h - Show Trio Balançado
21h45 - Quadrilha Sanfona Lascada
22h15 - Show Jhonny e Rhaony
Serviço
Arraiá da Paróquia Bom Jesus, neste final de semana, 10 e 11 de junho, a partir das 18h, na EQNO/11/13, Módulo Especial, no Setor O da Ceilândia. Ingressos custam R$ 10, disponíveis na entrada do evento.