Após ter seu show reduzido em meia hora, o cantor e sanfoneiro Flávio José, 71 anos, desabafou no início da apresentação que fez, na última sexta-feira (2/6), no Maior São João do Mundo, em Campina Grande (PB). Segundo o artista nordestino, a redução aconteceu por conta do show de Gusttavo Lima, que foi priorizado pelo evento.
No início do show, Flávio José comunicou ao público que sua apresentação havia sido reduzida de 1h30 para 1h, mas que a decisão da mudança não havia partido dele.
"Não tenho nenhum show para sair correndo daqui para fazer. Não foi ideia minha. Infelizmente, são essas coisas que os artistas da música nordestina sofrem. Precisa cantar 1h30 não, 1h está bom. Vamos nos virar nos 30 para ver se a gente atende a vocês," lamentou.
Além da redução da apresentação do sanfoneiro, o evento ampliou o show de Gusttavo Lima, que encerrou a programação do palco principal.
“A Arte Produções informa que o cantor Gusttavo Lima irá antecipar a apresentação no Parque do Povo, começando as 0h30. A antecipação aconteceu a pedido do próprio cantor, o show do artista n’O Maior São João do Mundo será estendido e vai durar cerca de 2h30,” dizia o texto da produtora do evento, que informou a mudança.
O Fórum Nacional do Forró Raiz (FNFR) chegou a divulgar uma nota de repúdio por conta do caso. "Estamos buscando valorização e a preservação de nossa cultura, de nossas tradições, que são únicas no mundo, ao tempo que estamos presenciando a cada dia, os artistas nordestinos serem excluídos, desvalorizados, humilhados, perdendo seu palco dentro de sua própria casa, dentro de sua própria e mais genuína festa: o São João do Nordeste."
Após a repercussão negativa do caso, a produtora desculpou-se com Flávio José, afirmando que a redução não foi por conta da apresentação de Gusttavo Lima. “Sobre o ocorrido na apresentação do cantor Flávio José, na última sexta-feira (02), no São João de Campina Grande, gostaríamos de nos desculpar, em nome da gestão do evento e enfatizar nossa total estima e respeito por esse artista que é um ícone da nossa música.”
“Devido um erro em nosso cronograma técnico, o show que deveria ter sido antecipado, a fim de cumprir com pontualidade o horário de encerramento geral do evento, acabou sendo suprimido em alguns minutos, não tendo relação nenhuma com a apresentação do artista Gusttavo Lima, que aconteceu em seguida,” finalizou a produtora.
Prefeitura se manifestou também
A prefeitura de Campina Grande também divulgou uma nota pedindo desculpas ao sanfoneiro. "A Flávio José, nossa solidariedade e sinceras desculpas. Nós respeitamos todos os artistas e queremos fazer um evento que valorize a nossa cultura e a tradição de 40 anos do Maior São João do Mundo. Esta é uma edição com o maior número de atrações regionais," declarou. "Nomes que nos orgulham, como Flávio José, Alcymar Monteiro, Chico César, Capilé, Biliu de Campina e tantos outros. Infelizmente, não conseguimos controlar a ordem dos shows, responsabilidade da empresa que venceu a licitação e realiza a festa. Mas estamos atentos e cobrando para que nossos artistas sejam respeitados e possam engrandecer o São João de Campina Grande."