Rompendo com os padrões heteronormativos e binários, o festival de curta-metragens Labareda exibe filmes LGBTQIA+ do Distrito Federal. As inscrições para o festival, que será realizado nos dias 12 e 13 de agosto, estão abertas até 18 de junho. Podem participar filmes do DF de temática LGBTQIA+ e/ou com direção ou maioria da equipe formada por profissionais da sigla.
As obras podem ser inscritas até 18 de junho por este formulário. O projeto busca dar visibilidade a produtores LGBTQIA+ e com narrativas de diversidade, além de oferecer atividades de formação e apresentações artísticas, como performances e DJ sets de profissionais queer. Os filmes selecionados concorrerão a prêmios de até R$ 2.000.
Serão 10 filmes selecionados que irão concorrer em uma mostra competitiva nos dois dias. Os curtas devem ser dos gêneros audiovisuais documentário, ficção, animação e experimental, e devem ter sido produzidos entre 2021 e 2023. Somente poderão concorrer produções nas quais as funções de direção e roteiro tenham sido executadas por realizadores LGBTQIA+ residentes no Distrito Federal.
Os filmes selecionados vão concorrer nas categorias Labareda (júri técnico), no valor de R$ 2.000, e Flamejante (júri popular), no mesmo valor. O regulamento completo pode ser acessado neste link.
A programação dos dias 12 e 13 de agosto será apresentada no Teatro Galpão Hugo Rodas, no Espaço Cultural Renato Russo. Haverá também uma mostra não-competitiva com oito filmes selecionados pela curadoria do festival. Para além, serão apresentados um workshop com o tema Produção de conteúdo audiovisual digital em dispositivos móveis e masterclass intitulada Cinema e acessibilidade: Sensibilização dos participantes para as formas de tornar um produto/conteúdo audiovisual acessível a pessoas com deficiência. O workshop e a masterclass são exclusivas para pessoas LGBTQIA+.