O artista brasiliense Renato Matos é um dos homenageados da 7° edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM), que ocorre no domingo (4/6), no Museu da República. Com o slogan "Temos um país para reconstruir", a premiação deste ano debate e reflete sobre o futuro da música contemplando as modalidades de produção, convergência, educação e criação em 176 categorias.
Além de premiações e palestras, o público desfrutará do festival A Parada da Música, com apresentações de Lia de Itamaracá e Renato Matos, ambos homenageados pelo PPM ao lado do jornalista e pesquisador Juarez Fonseca e e do músico Chico Science, in memoriam. Os ingressos gratuitos e limitados para os shows no Museu podem ser retirados no Sympla. As apresentações, bem como as premiações, serão transmitidas no canal de YouTube do PPM.
O recorde de 176 categorias contempladas na premiação é um marco para o PPM. Outra conquista é a volta para o presencial, depois da pandemia, de um evento tão grande para os profissionais da música brasileira. O que não é novidade são as homenagens que o festival sempre proveu. Nesta edição, serão homenageados a cantora, compositora e cirandeira Lia de Itamaracá, na modalidade Educação; o cantor, instrumentista e artista plástico Renato Matos, em Convergência; o pesquisador e produtor musical Juarez Fonseca, em Produção e Chico Science (in memoriam), um dos expoentes do Mangue Beat, em Criação.
O Prêmio Profissionais da Música
O evento terá início nesta quinta-feira (1º/6) com uma cerimônia fechada para convidados de Moção de Louvor aos Profissionais da Música, realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A cerimônia terá apresentação da cantora, compositora, rabequeira e pifeira Maísa Arantes. Em continuidade, para dar conta apenas da premiação, serão necessárias duas noites no Museu da República. Nesta sexta (2/6), serão contempladas as categorias das modalidades Produção (187 finalistas) e Convergência (166 finalistas). No sábado, será a vez das modalidades Educação (94 finalistas) e Criação (395 finalistas).
No domingo (4/6), o PPM apresenta o festival A Parada da Música, com shows de Renato Matos e Lia de Itamaracá e outras apresentações para os quatro homenageados da edição. A programação na Câmara Legislativa e no Museu da Republica é apenas uma parte: outros eventos paralelos ocorrem no clube do Choro e no Orbis Estúdio. A programação completa está disponível no link.
Serviço
Prêmio Profissionais da Música- 7ª Edição
De 1º a 4 de junho. Atrações, horários e locais aqui na Programação. Evento Livre para todos os públicos. Entrada gratuita mediante retirada de ingressos no Sympla.