Tradição

Duas quadrilhas juninas do DF vão competir no São João de Campina Grande

Os grupos Si Bobiá a Gente Pimba e Sabugo de Milho já estão na estrada para representar o quadradinho no circuito do 'Maior São João do Mundo'

Samuel Calado
postado em 29/06/2023 14:01 / atualizado em 29/06/2023 14:01
 (crédito: Samuel Calado/CB)
(crédito: Samuel Calado/CB)

As juninas Si Bobiá a Gente Pimba, da Samambaia Sul, e Sabugo de Milho, de Taguatinga, irão representar o Distrito Federal no circuito de quadrilhas do São João de Campina Grande (PB), que divide com Caruaru (PE) o título de "Maior São João do Mundo". O festival reúne grupos de todo o país, entre eles a Lumiar (PE), a Babaçu (CE) e a Lume da Fogueira (RN). As apresentações das representantes do quadradinho serão nesta quinta-feira (29/6) e sexta-feira (30/6).  

Assista ao mini documentário sobre as quadrilhas juninas do DF e entorno 

Torneio de Quadrilhas Juninas continua neste final de semana, em Ceilândia

Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, da Samambaia Sul.
Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, da Samambaia Sul. (foto: Samuel Calado/CB)

A Si Bobiá a Gente Pimba, atual campeã do Distrito Federal, apresentará, na sexta-feira (30/6), às 21h30, o novo espetáculo Entre a labuta e a devoção, as mãos que constroem o meu São João. A encenação traz um conto autoral inspirado na simbologia das mãos trabalhadoras. O grupo também utiliza as mãos no olhar metafórico ao falar sobre as mãos capazes de abençoar, de amar, mas também de amaldiçoar. A apresentação transita entre o romantismo, a coragem, a resistência e a fé. Inspira também a reflexão dos valores, amores e dores a partir do que as mãos são capazes de produzir. Em síntese, instiga a reflexão sobre a força dos atos e a consciência do que se constrói. O grupo deve levar mais de 100 integrantes para a competição.

"Si Bobiá a Gente Pimba" (Samambaia Sul)
"Si Bobiá a Gente Pimba" (Samambaia Sul) (foto: Samuel Calado/CB)

“Para nós é de suma importância poder participar de um evento como esse. A expectativa é muito grande para retornar a Campina Grande, mas não apenas pela apresentação mas por poder competir em um lugar tão tradicional. É grandioso e honroso. Além de estar representando o nosso Distrito Federal, estamos encarando como um aprendizado. Para a gente é de muita alegria. E mais especial ainda por poder permitir aos brincantes que fazem parte do movimento, que sempre ouviram falar da festividade, poderem vivenciar, brincar e representar o movimento do DF”, conta Claudeci Martins, presidente da Pimba.

O ônibus da Pimba embarcou na noite da quarta-feira (27/6) com mais de 100 integrantes da Samambaia rumo a Campina Grande. Os custos foram arcados com o patrocínio do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). A Si Bobiá a Gente Pimba é a atual campeã do Distrito Federal. O grupo foi fundado em 1992 na Região Administrativa de Samambaia com a intenção de promover e perpetuar a cultura popular entre os jovens e adultos. Ao longo de sua história, acumulou vários títulos e conquistas por onde passou. Foi oito vezes campeã do Circuito de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno, Campeã Concurso SESI e Rede Globo, campeã Nacional em 2019 e Tricampeã Centro-Oeste.

Quadrilha Junina Sabugo de Milho, de Taguatinga.
Quadrilha Junina Sabugo de Milho, de Taguatinga. (foto: Samuel Calado/CB)

Esperança é a palavra que define o espetáculo da Sabugo de Milho, de Taguatinga, que se apresentará nesta quinta-feira (29/6), às 21h. Em O repente dos céus e o amor que não se enterra, a junina fala sobre a história de um grupo de retirantes que movidos pelas palavras do profeta da chuva, fogem da seca em busca de uma vida melhor. A peça também fala sobre a paixão dos personagens Bento e Helena.

Mesmo com apenas 70 componentes viajando, entre quadrilheiros, produção e direção, o grupo promete apresentar um belíssimo espetáculo. O presidente da junina revelou que número reduzido de componentes no arraial foi o reflexo da falta de parceria financeira. “É a nossa primeira viagem para competir fora. Apesar de não estarmos com o grupo completo e não conseguir levar o nosso cenário, só o fato de conseguir mostrar o nosso trabalho já é uma oportunidade única. Estamos encarando como uma porta para que as pessoas possam enxergar o nosso trabalho e perceber a nossa batalha. A participação em Campina Grande é uma realização do grupo em si. A gente vem enfrentando várias dificuldades, mas é por um bem maior”, conta o presidente da Sabugo, Juão Alex.

 

Sabugo de Milho, de Taguatinga
Sabugo de Milho, de Taguatinga (foto: Samuel Calado / CB)


Confira a programação

29/06 - Quinta (29/06)

19h30 - Sanfona de Ouro/PB
20h30 - Canarraiá/AL
21h30 - Sabugo de Milho/DF
22h30 - Fogueirinha/PB
23h30 - Origem Nordestina/PE
00h30 - Junina Bacamarte/PE

30/06 - Sexta (30/06)

18h30 Classificada Campinense
19h30 Classificada Campinense 2
20h30 Lume da Fogueira/RN
21h30 Se bobear a gente Pimba/DF
22h30 Cia da Ilha/BA
23h30 Paixão Nordestina/CE
00h30 Junina Lumiar/PE
01h30 Junina Babaçu/CE


 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, da Samambaia Sul.
    Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, da Samambaia Sul. Foto: Samuel Calado/CB
  • Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia Sul.
    Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia Sul. Foto: Samuel Calado / CB
  • Quadrilha Junina Sabugo de Milho, de Taguatinga.
    Quadrilha Junina Sabugo de Milho, de Taguatinga. Foto: Samuel Calado/CB
  • Quadrilha Sabugo de Milho, de Taguatinga.
    Quadrilha Sabugo de Milho, de Taguatinga. Foto: Samuel Calado / CB
  • "Si Bobiá a Gente Pimba" (Samambaia Sul) Foto: Samuel Calado/CB
  • Sabugo de Milho, de Taguatinga
    Sabugo de Milho, de Taguatinga Foto: Samuel Calado / CB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação