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Pevepê cai na porrada – Mas só no Street Fighter 6, lançamento da franquia

Nova versão do ‘pai’ dos jogos de luta chega com cara nova para franquia Street Fighter

Khalil Santos
postado em 23/06/2023 13:43 / atualizado em 23/06/2023 14:14
 (crédito: Divulgação/Capcom)
(crédito: Divulgação/Capcom)

O Pevepê, podcast de jogos do Correio,  desta sexta-feira (23/6) vem fazendo meia-lua no controle com o Ryu, na nova versão de Street Fighter 6. O jogo de luta foi lançado em 2 de junho e já ganhou o selo do Metacritic de Must Play – Deve jogar –, o que mostra o quanto a franquia aprendeu desde a última versão. 

Aprendeu?

O jogo anterior, Street Fighter V, foi duramente criticado quando foi lançado, considerado um título “incompleto”, por muita falta de conteúdo, além de possuir um elenco com apenas 16 personagens no jogo base e 30 vindos de conteúdo pago por download. Ainda houve diversos erros de desempenho, bugs, problemas de conexão nos servidores do jogo. A Capcom tinha uma expectativa que ao final de 2016 – ano de lançamento do jogo – Street Fighter V tivesse vendido mais de 2 milhões de cópias, mas no fechamento do ano fiscal da empresa, foi divulgado que o jogo de luta vendeu apenas 1,4 milhão. 

Para o público dos consoles, ainda houve um agravante com o jogo sendo exclusivo de PlayStation 4. Na época, a Capcom declarou que a Sony “tem a mesma visão para o potencial de crescimento no espaço dos jogos de luta”, excluindo a Microsoft e o Xbox One da matemática das vendas, já que o jogo só chegou no PC e PlayStation 4.

O jogo original não possui o modo Arcade, que nasceu no pai dos jogos de luta Street Fighter II. Vendo a revolta dos fãs e da crítica, a Capcom fez uma atualização pesada no jogo, que virou Street Fighter V: Arcade Edition. A versão voltou com o modo de jogo mais clássico e atualizou a interface e os conteúdos de um jogador na mídia. A segunda atualização, chamada de Street Fighter V: Champion Edition passou a incluir todos os lutadores, estágios, roupas e cores alternativas.

No fim de 2023, Street Fighter V se tornou o jogo mais vendido da empresa, batendo 7,2 milhões de cópias vendidas. O jogo ultrapassou até Street Fighter II, que tinha o título com um total de 6,3 milhões de cópias vendidas.

Luta de Rua


Para Street Fighter VI, assim como dito pelo produtor Shuhei Matsumoto em entrevista ao Red Bull Gaming: “Nós queríamos que os jogadores experienciassem uma nova forma de se jogar Street Fighter", ou seja, o próximo título tinha que trazer novidades de peso, para os fãs da franquia.

Lançado em 2 de junho deste ano, Street Fighter VI veio ser o frescor de inovação para uma das maiores franquias de jogos de luta, contando com um elenco de 18 de personagens, trazendo tanto personalidades clássicas como novos lutadores, inclusive Luke Sullivan, novato na franquia foi o garoto propaganda do jogo, ao invés de Ryu ou Ken.

Street Fighter VI começou a ser desenvolvido com foco em três pilares principais para o jogo: O Fighting Ground, modo de jogo com os clássicos da franquia: Modo Versus e Modo Arcade; o Battle Hub, uma arena destinada ao jogo on-line, com jogadores se enfrentando com seus personagens criados no modo que foi vendido como maior novidade dessa versão do jogo; o modo World Tour, – Uma espécie de modo história – no qual é possível criar um personagem 100% personalizado, e inserir técnicas de diferentes personagens do jogo, montando um conjunto único de habilidades.

O mais impactante, segundo o compositor principal, Yoshiya Terayama, foi a mudança de estilo do jogo "A identidade visual é focada no Hip-Hop, esse foi o caso da direção de arte e da música". Essa mudança agregou demais na parte “rua” de Street Fighter, com a integração do pixo e do grafite como principais linguagens visuais, com o hip-hop e o rap na trilha sonora, a reestruturação desses detalhes foi essencial para transmitir a nova fase em que a franquia se encontra, deixando o passado nebuloso para trás e sorrindo para um futuro mais brilhante.

A crítica recebeu muito bem Street Fighter VI com ele atingindo 92/100 no Metacritic e recebendo o selo de Must Play – Deve jogar – o que indica que o jogo aparece na lista dos melhores da geração até o momento. A Capcom está tão otimista com o lançamento do novo jogo, que em maio o presidente da empresa, Haruhiro Tsujimoto, disse que o estúdio mira em vender pelo menos 10 milhões de cópias de Street Fighter 6, o que ultrapassaria o já alto recorde de Street Fighter V, que vendeu 7,2 milhões de cópias.

Street Fighter VI está disponível para PlayStation 4/5, Xbox One, Xbox Studios X/S e PC

Veja o episódio desta semana do Pevepê:

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