Cênicas

Júlia Maia leva espetáculo de palhaçaria para as praças do DF

Com atuação e direção de Júlia Maia, conhecida como a palhaça Macaxeira, o espetáculo mistura circo e break em Praça de Santa Maria

Correio Braziliense
postado em 23/06/2023 15:07
 (crédito: Divulgação/ Tato Comunicação)
(crédito: Divulgação/ Tato Comunicação)

A rama da Macaxeira é o nome do primeiro espetáculo solo da performer Júlia Maia. As performances ocorrem neste sábado (24/6) e no domingo (25/6) em um picadeiro a céu aberto na praça central de Santa Maria. Em cena, a atriz refaz sua trajetória de maneira cômica, tendo como protagonista sua personagem a palhaça Macaxeira, filha do icônico palhaço Mandioca. Julia conquista a atenção do público brasiliense misturando rodopios do breaking com um pandeiro na mão.

O espetáculo é construído com elementos de música, mágica, humor, palhaçaria, bonecos. A narrativa se confunde com a trajetória de Júlia Maia. A palhaça viaja com uma caixa, onde ela leva suas memórias, histórias pra contar e muitas músicas. Ao abrir a caixa, Macaxeira tira paisagens sonoras para nelas transitar e, com a música, ela consegue se conectar com a plateia e construir um jogo no qual as pessoas são convidadas também a cantar, dançar, brincar e contar suas próprias histórias.

Este é o primeiro solo de Júlia e, segundo ela, é um sonho de muito tempo que veio ganhando força durante toda a vida. Por ser filha de um mestre palhaço, cresceu em meio a um picadeiro na rua e em cima de pernas de pau. Com o tempo, aprendeu outras acrobacias, outras canções populares e, nessa jornada, sempre esteve ao lado do pai e do irmão mais novo, o palhaço Aipim. “Como artista, fiz espetáculos diversos, mas foram poucas as vezes que tive a oportunidade de estar sozinha no meio da roda e esse sempre foi um grande desejo e um grande desafio”, relata Júlia em nota de divulgação.

Na apresentação, a palhaçaria e o breaking se misturam em cena o tempo inteiro. Júlia dança há muito tempo e é conhecida como a Bgirl Maia. Em A rama da Macaxeira, Julia une o lado palhaça e a Bgirl, práticas vindas diretamente da cultura das ruas e do universo popular contemporâneo. “É isso que eu sou, essas são minhas maiores escolas de vida e eu vivo essas duas culturas profundamente, por isso o espetáculo carrega esses dois universos, fisicamente e ideologicamente”, destaca a performer.

Serviço:

A RAMA DA MACAXEIRA

Sábado (24/6), às 16h, na praça central de Santa Maria-DF (ao lado da pista de skate)
Domingo (25/6), às 11h, na feira permanente de Santa Maria-DF
Domingo (25/6), sessões duplas às 16h e às 18h na praça na praça central de Santa Maria-DF (ao lado da pista de skate)
Entrada franca. Evento livre para todos os públicos Interpretação de libras em todas as sessões.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação