Ópera

Ópera cômica ‘A diarista e o soldado’ chega ao Sesc de Taguatinga

Com entrada gratuita, os espetáculos ocorrem a partir desta sexta-feira (23/6) no teatro SESC Paulo Autran, de Taguatinga Norte

Correio Braziliense
postado em 22/06/2023 16:42
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O Instituto Cultural Janette Dornellas e a Casa da Cultura Brasília se unem para promover uma oportunidade de experiência cultural diferenciada ao público leigo, que não possui contato com a arte da ópera. A partir desta sexta-feira (23/6), com sessões também no sábado (24/6) e domingo (25/6), o teatro SESC Paulo Autran (Taguatinga Norte) exibe a ópera francesa La serva e L’ussero, ou A diarista e o soldado, traduzida e com entrada gratuita.

Além de ser uma comédia curta, ela possui características da commedia dell’arte, ou seja, é roteirizada e mesclada com improvisos. São apresentações recheadas de mal-entendidos, troca de gênero entre os personagens, amores impossíveis, personagens bem característicos e tramas engenhosas. Tudo de forma divertida e cativante para conquistar o público.

O espetáculo conta a história de amor e desencontros entre Angélica e André, que se passam por outras pessoas para burlar o casamento que a madrasta da moça havia arrumado com Roberto, um homem narcisista pelo qual Angélica não estava interessada. Com personagens característicos, a ópera traz a mocinha romântica, o herói apaixonado, a madrasta malvada e o galã cômico.

Dirigida por Denis Camargo, um dos melhores atores e palhaço do DF, a apresentação traz trechos de diálogos cantados, em português, para facilitar o entendimento do enredo. No entanto, os outros números musicais serão cantados na língua original e acompanhados de legendas em português. Tais adaptações foram feitas por Janette Dornellas, que já traduziu e adaptou várias óperas, como O telefone, O barbeiro de Sevilha, As alegres, Comadres de Windsor, Assim são Tod@s (Cosi fan Tutte), O Segredo de Suzana (inédito), Amahl e os visitantes da noite (inédito).

Serviço

A diarista e o soldado

Ópera de câmera de Luigi Ricci. Direção: Denis Camargo. Sexta-feira (23/6) e sábado (24/6), às 20h, e domingo (25/6), às 19h, no teatro Sesc Paulo Autran (CNB 12–área especial 2/3–Taguatinga Norte). Entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação