Filme

Documentário 'Aqui en La Frontera' mostra a vida de refugiados venezuelanos

O longa traz visibilidade para os venezuelanos que mudaram para o Brasil, além de soluções para o grande número de imigrantes

*Maria Luiza Castro
postado em 20/06/2023 15:48 / atualizado em 20/06/2023 15:48
 (crédito: Daniel Tancredi)
(crédito: Daniel Tancredi)

O documentário Aqui en la frontera será projetado nesta quarta-feira (21/6), às 14h30, no Parque Cidade Corporate. O longa é exibido durante a Semana Nacional de Migrações e Refúgio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O documentário trata da migração dos venezuelanos para o Brasil, e as dificuldades que eles enfrentam com o idioma e a cultura, além de trazer um recorte sobre como o país lidou e lida até hoje com esse fluxo migratório. Os interessados em comparecer podem devem preencher o formulário e inscrição.

O longa foi dirigido por Marcela Ulhoa e Daniel Tancredi, e filmado na fronteira entre a Venezuela e o Brasil. Aqui en la frontera retrata a história de três venezuelanos com vivências distintas. A sessão antecede o debate com os diretores do filme, pessoas migrantes e refugiadas, e a pesquisadora Luciana Hartmann, da Universidade de Brasília (UnB).

O documentário procura não tratar apenas de números, mas estabelecer um diálogo entre os refugiados e mostrar que são pessoas com nomes, rostos e histórias diferentes. Assim, o filme expõe a realidade do deslocamento forçado na Venezuela e reforça o tema como mais urgente em todo o mundo. O longa ainda traz soluções para o governo brasileiro e a sociedade para lidar com o grande número de venezuelanos no Brasil.

Serviço

Aqui en La Frontera
Exibição no Parque Cidade Corporate (Torre A, Auditório do 8º andar), nesta quarta-feira (21/6), às 14h30. Entrada pela inscrição do formulário. Não recomendado para menores de 12 anos.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel 

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação