A atriz britânica Glenda Jackson, que venceu o Oscar em duas oportunidades e que depois entrou para a política como integrante do Partido Trabalhista, morreu aos 87 anos, anunciou seu agente nesta quinta-feira (15).
"Glenda Jackson, atriz e política, duas vezes vencedora do Oscar, morreu em paz em sua casa em Blackheath, Londres, ao lado da família após uma breve doença", informou seu representante, Lionel Larner, à agência PA.
A atriz venceu o Oscar por Mulheres Apaixonadas ("Women in Love", 1969) e Um Toque de Classe ("A Touch of Class", 1973).
Depois de 35 anos de carreira, Glenda se afastou dos palcos e entrou para a política aos 55 anos. Ela foi eleita deputada pelo Partido Trabalhista em 1992, representando um distrito de Londres.
Sua carreira política foi dedicada aos "pobres, desempregados e doentes".
Entre 1997 e 1999 ela foi ministra dos Transportes do governo trabalhista de Tony Blair. Em 2003, ela foi uma das principais vozes críticas à invasão do Iraque.
Em um de seus discursos mais memoráveis e polêmicos no Parlamento, Glenda Jackson criticou sem piedade o legado da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher no dia de seu funeral em 2013.
"A primeira primeira-ministra do gênero feminino, ok. Mas uma mulher? Não de acordo com os meus termos", disse.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.