SÃO JOÃO NO DF E ENTORNO

Circuito da Liga de Quadrilhas Juninas começa neste fim de semana

A vencedora do festival, além de se consagrar campeã do DF e Entorno, terá a chance de representar a capital no concurso nacional que ocorrerá no Pará

Samuel Calado
postado em 14/06/2023 17:53 / atualizado em 14/06/2023 17:56
 (crédito:   Samuel Calado/CB)
(crédito: Samuel Calado/CB)

O tradicional circuito promovido pela Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (Linqdfe) começa neste fim de semana, em Taguatinga. Ao todo, 22 grupos devem se apresentar nessa primeira etapa da competição, que será realizada no estacionamento do Serejão, em Taguatinga, na sexta-feira (16/6), no sábado (17/6) e no domingo (18/6), a partir das 19h. Além das apresentações, haverá shows de grupos populares e praça de alimentação com comidas típicas. A entrada é gratuita.

A competição é itinerante e ocorre em três etapas, uma a cada fim de semana de junho e julho. Após Taguatinga, será a vez do Paranoá ser palco das apresentações, em 23, 24 e 25 de junho. Já a última fase ainda não tem local definido, mas deve ocorrer em 30 de junho, 1º e 2 de julho. Este ano, as arquibancadas do evento terão capacidade de público duplicada. A estrutura aumentará de 40 para 80 metros de comprimento. O presidente da Linqdfe, Márcio Nunes revela que a mudança foi feita para atender aos pedidos do público. “Por onde passa, arrasta um público imenso. Ano passado tinha fila até nos portões e as pessoas evitavam descer das arquibancadas para não perder o lugar. Este ano, esse risco não irá correr porque a arquibancada será bastante generosa”, diz o presidente.

Assim como nas edições anteriores, um ranking geral será divulgado ao fim de cada ciclo. A grande vencedora, além de se consagrar campeã do Distrito Federal e Entorno, terá a responsabilidade de representar a capital no Concurso Nacional de Quadrilhas, promovido pela Confederação Brasileiras de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq). O evento nacional ocorre em  8 e 9 de julho, na cidade de Canaã dos Carajás, no Pará.

Confira momentos da edição anterior:

  • Equipes trabalham a todo vapor para levar o que há de melhor para as competições Samuel Calado/CB
  • Quadrilha Xem Nhem Nhém Samuel Calado / CB
  • Quadrilha Ribuliço, da Ceilândia Samuel Calado / CB
  • Quadrilha Rasga o Fole, de Valparaíso de Goiás Samuel Calado / CB
  • Quadrilha Formiga da Roça, de São Sebastião Samuel Calado / CB
  • Arraiá dos Matutos Benjamin Figueredo/CB
  • "Sanfona Lascada" (Ceilândia) Samuel Calado/CB
  • Quadrilha "Amor Junino" (Águas Lindas de Goiás) Samuel Calado/CB

O circuito tem parceria com a Secretaria de Cultura e Economia do Distrito Federal (SECEC-DF) e conta com recursos provenientes de emendas parlamentares. Mais de 150 pessoas estão envolvidas na produção do evento, entre profissionais de som, equipe de transmissão, de limpeza, brigadistas, avaliadores, segurança, e pessoas que trabalham na praça de alimentação.

Além desses profissionais diretos, existem outros trabalhadores que dependem da economia que gera dentro do circuito, como costureiras, serralheiros e coreógrafos. “Agradecemos imensamente a dedicação da Deputada Doutora Jane Klebia e do Deputado Max Maciel, cujo comprometimento com a valorização da cultura junina tornou possível a realização deste evento tão especial”, reforça o presidente da Linqdfe, Márcio Nunes.

Sobre a Linqdfe

Com 23 anos de história, a Liga de Quadrilhas do Distrito Federal e entorno tem um importante trabalho de promoção, divulgação e perpetuação da cultura popular na capital do Brasil e regiões administrativa. A instituição é filiada à Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq). “Acreditamos que a liga tem uma grande importância no cenário cultural do DF. Este ano, ela completa 23 anos de história. São 23 anos de história e de circuitos ininterruptos. Uma instituição consolidada e sólida. A gente acredita que o evento agrega muito o cenário cultural do DF, dentro de um dos maiores movimentos culturais do DF e movimenta uma grande cadeia produtiva”


Confira a programação da primeira etapa 


GRUPO DE ACESSO
Sexta-feira (16/06)

19h30 - Vai mas não vai
20h15 - Fornalha
21h - Xique Xique
21h45 - Tico Tico no Fubá
22h45 - Oxente Vixe
23h30 - Mala Veia
00h15 - Caipirada

GRUPO ESPECIAL

Sábado (17/06)
19h - Arroxa o Nó
19h45 - Coisas da Roça
20h30 - Chinelo de Couro
21h15 - Xamegar
22h15 - Pinga em mim
23h00 - Matingueiros do Sertão
23h45 - Xem Nhem Nhem
00h30 - Arraiá dos Matutos

Domingo (18/06)
18h - Os Caboclos do Sertão
18h45 - Ribuliço
19h30 - Rasga o Fole
20h15 - Sanfona Lascada
21h15 - Formiga da Roça
22h - Amor Junino
22h45 - Eita Bagaceira

Assista ao minidocumentário sobre as quadrilhas juninas do DF 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação