Música

Prêmio Profissionais da Música homenageia Renato Matos neste domingo

O evento ocorre em Brasília entre esta quinta-feira (1º/6) e domingo (4/6) e, além das premiações, conta com palestras, homenagens e apresentação de Lia de Itamaracá e Renato Matos

Correio Braziliense
postado em 01/06/2023 10:53
 (crédito:  Adauto Cruz/CB/D.A Press)
(crédito: Adauto Cruz/CB/D.A Press)

O artista brasiliense Renato Matos é um dos homenageados da 7° edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM), que ocorre no domingo (4/6), no Museu da República. Com o slogan "Temos um país para reconstruir", a premiação deste ano debate e reflete sobre o futuro da música contemplando as modalidades de produção, convergência, educação e criação em 176 categorias.

Além de premiações e palestras, o público desfrutará do festival A Parada da Música, com apresentações de Lia de Itamaracá e Renato Matos, ambos homenageados pelo PPM ao lado do jornalista e pesquisador Juarez Fonseca e e do músico Chico Science, in memoriam. Os ingressos gratuitos e limitados para os shows no Museu podem ser retirados no Sympla. As apresentações, bem como as premiações, serão transmitidas no canal de YouTube do PPM.

O recorde de 176 categorias contempladas na premiação é um marco para o PPM. Outra conquista é a volta para o presencial, depois da pandemia, de um evento tão grande para os profissionais da música brasileira. O que não é novidade são as homenagens que o festival sempre proveu. Nesta edição, serão homenageados a cantora, compositora e cirandeira Lia de Itamaracá, na modalidade Educação; o cantor, instrumentista e artista plástico Renato Matos, em Convergência; o pesquisador e produtor musical Juarez Fonseca, em Produção e Chico Science (in memoriam), um dos expoentes do Mangue Beat, em Criação. 

O Prêmio Profissionais da Música

O evento terá início nesta quinta-feira (1º/6) com uma cerimônia fechada para convidados de Moção de Louvor aos Profissionais da Música, realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A cerimônia terá apresentação da cantora, compositora, rabequeira e pifeira Maísa Arantes. Em continuidade, para dar conta apenas da premiação, serão necessárias duas noites no Museu da República. Nesta sexta (2/6), serão contempladas as categorias das modalidades Produção (187 finalistas) e Convergência (166 finalistas). No sábado, será a vez das modalidades Educação (94 finalistas) e Criação (395 finalistas).

No domingo (4/6), o PPM apresenta o festival A Parada da Música, com shows de Renato Matos e Lia de Itamaracá e outras apresentações para os quatro homenageados da edição. A programação na Câmara Legislativa e no Museu da Republica é apenas uma parte: outros eventos paralelos ocorrem no clube do Choro e no Orbis Estúdio. A programação completa está disponível no link.

Serviço

Prêmio Profissionais da Música- 7ª Edição

De 1º a 4 de junho. Atrações, horários e locais aqui na Programação. Evento Livre para todos os públicos. Entrada gratuita mediante retirada de ingressos no Sympla.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação