A 55ª edição da São Paulo Fashion Week começou na última segunda-feira (22/5) com o desfile do estilista João Pimenta, que celebra 20 anos de história. Com um espetáculo em quatro atos, o designer mineiro reuniu o alto clero da moda e das artes cênicas no palco, na coxia e na plateia do Theatro Municipal.
Seguindo o tema “Origens”, escolhido pelo evento com intuito de trazer como foco a existência humana e o que une a população como coletivo humano, destacando o caráter diverso e plural impresso em nossa expressão artística e estética, o estilista apresentou uma coleção de 66 looks, seguindo o DNA com tom de drama presente nas apresentações dele.
Ousadia, irreverência e dualidade de gênero marcam a trajetória do designer, que tem uma marca consolidada no mercado global por reinventar o modo de fazer alfaiataria a cada projeto e fazendo combinações fora do convencional. Entre outras características, João se destaca como os elementos religiosos, como os mantos de renda bordada com flores de pedraria, que nessa edição comemorativa fazem referência às festas interioranas.
Na passarela, foram apresentadas três personas masculinas distintas, sendo o dândi — que traz sobriedade e elegância—, o punk e a moda western. Uma mistura de alfaiataria sofisticada com chapéus e botas de rodeio, bombachas, jaquetas franjas e patchworks e com os crucifixos, correntes e jaquetas perfecto e estampas animais em textura vinílica, conquistou olhares do público com uma apresentação em quatro atos, dividida pela cartela de cores editada por Paulo Martinez em tons variados de brancos, azuis, cinza/prata e preto.
Entre as composições, destaque para a moda western, que casou com a elegância de saias longas rodadas e estruturadas. O romantismo da renda foi tomado pela sensualidade da transparência e dos recortes bem estruturados em casacos e blazers. Sendo fiel ao seu DNA, o estilista trouxe peças tradicionalmente femininas em outro contexto, ganhando um novo lugar.
O estrelado teve como elenco de apoio a direção de Richard Luiz (Protótipo Filme), presente em todos musicais em cena durante o desfile, e Paulo Borges (SPFW). O texto escrito pelo diretor de teatro Gerald Thomas foi narrado pela atriz Vera Holtz com a trilha do piano ao vivo de Fernanda Maia.
- Regeneração fashion: o que rolou na principal semana de moda do Brasil
- Bless, filho de Gio Ewbank e Bruno Gagliasso, estreia na São Paulo Fashion Week
- SPFW: O que vem por aí!
Edição Nº 55
Sendo reconhecido como um dos maiores eventos de moda do Brasil e um dos mais importantes da América Latina, a SPFW apresenta 40 desfiles nesta edição, sendo 31 presenciais e 9 fashion filmes. O evento se estende até o dia 28 de maio e conta com a participação de designers como Lino Villaventura, Fernanda Yamamoto, Walério Araújo entre outros.
Confira a programação completa:
26 de Maio
- 10h - Rafael Caetano (Senac Faustolo)
- 11h - Ronaldo Silvestre (Senac Faustolo)
- 12h30 - Apartamento 03 (Iguatemi São Paulo)
- 14h30 - Mnisis (Iguatemi São Paulo)
- 19h - Dendezeiro (Komplexo Tempo)
- 20h30 - LED (Komplexo Tempo)
- 21h30 - The Paradise (Komplexo Tempo)
27 de Maio
- 10h - Maurício Duarte (Senac Faustolo)
- 11h - Silvério (Senac Faustolo)
- 12h30 - Renata Buzzo (Iguatemi São Paulo)
- 14h30 - Marina Bitu (Iguatemi São Paulo)
- 16h30 - Forca Studio (Externo)
- 18h30 - Thear (Komplexo Tempo)
- 19h30 - AZ Marias (Komplexo Tempo)
- 20h30 - Santa Resistência (Komplexo Tempo)
- 21h30 - Weider Silveiro (Komplexo Tempo)
28 de Maio
- 11h - Fernanda Yamamoto (Externo)
- 17h30 - Walério Araújo (Komplexo Tempo)
- 18h30 - David Lee (Komplexo Tempo)
- 19h30 - Greg Joey (Komplexo Tempo)
- 20h30 - Lino Villaventura (Komplexo Tempo)
Exibição online pelo YouTube do evento.