A tradicional lista de homenagens feitas durante o Festival de Cinema de Gramado contemplará Alice Braga. A informação foi dada pela organização do evento que destacou a representatividade da atriz, que tem carreira internacional, com mais de 30 produções no currículo. Com 25 anos de carreira, a estreia de Alice, que é sobrinha de Sônia Braga, se deu com o curta Trampolim. Ao lado do vencedor do Oscar Brendan Fraser, ela estreou, numa produção internacional, em 2006, com o longa Journey to the end of the night. No exterior, Alice já foi dirigida por Neill Blomkamp e James Gunn.
Presente, atualmente, no 76º Festival de Cannes, Alice Braga integra a comitiva de talentos do novo filme de Robert Rodriguez (Hypnotic). Até 2021, Alice Braga foi a protagonista da série Queen of the south, baseada no romance La reina del sur. A filmografia de Alice Braga ainda reserva dois momentos importantes para os brasilienses: Entre idas e vindas (2016), comandado por José Eduardo Belmonte, e Eduardo e Mônica (exibido em 2022), com gênese na obra de Renato Russo. Neste último filme, de René Sampaio, com parceria afirmada junto ao ator Gabriel Leone, Alice venceu o prêmio da Associação dos Críticos de Arte.
Em outras ocasiões, o Troféu Kikito de Cristal foi entregue a nomes fundamentais à sétima arte, entre os quais Eduardo Coutinho, Ruy Guerra e as atrizes Cecilia Roth e Natalia Oreiro. Na futura edição, entre os dias 11 e 19 de agosto, o evento seguirá os protocolos de entrega do Kikito de Cristal, num rito em que o homenageado participa da confecção do troféu.