Uma postagem nas redes sociais feita pela cantora Tina Turner, no dia 9 de março, revela a causa mais provável de sua morte, ocorrida na quarta-feira (24/09). "Me coloquei em perigo", admite a cantora ao alertar os fãs para cuidados com a saúde, no dia Internacional do Rim, instituído no dia 9 de março.
A cantora morreu aos 83 anos na Suíça, aos 83 anos, por causa ocialmente não revelada. Entretanto, na postagem feita há pouco mais de dois meses antes de morrer, a Turner destacou que os rins dela foram "vítimas" do comportamento relapso relativo à pressão alta.
- Famosos lamentam morte da cantora Tina Turner, ícone do rock
- Tina Tuner morre aos 83 anos; relembre momentos marcantes da carreira
- Tina Turner se despediu da vida pública com depoimento revelador em 2021
"Hoje é o Dia Internacional do Rim. Por que isso é importante? Porque os rins falham sem causar dor. E é por isso que te digo hoje: demonstre amor aos seus rins! Eles merecem isso. Meus rins são vítimas de eu não perceber que minha pressão alta deveria ter sido tratada com remédios convencionais", escreveu ela.
A rainha do rock n' roll teve um longo histórico de problemas de saúde: estresse pós-traumático, derrame, câncer de intestino, hipertensão e insuficiência renal, que a fez precisar de um transplante de rim, em 2017.
Antes da cirurgia, ela chegou a fazer sessões diárias de diálise para tentar manejar seus problemas renais — os órgãos estavam funcionando apenas com 20% de sua capacidade. Mas ela acabou precisando do novo rim, que foi doado por seu marido Erwin Bach.