Série

Série retrata trajetória do grupo de MPB A cor do som

Série 'O som da cor — As histórias e as aventuras de A Cor do Som' retrata, em 10 capítulos, história de grupo que fez sucesso na MPB nos anos 1970

O movimento que entrou para a história da música popular brasileira, na segunda metade da década de 1980, sob o rótulo BRock, foi antecedido pela sonoridade pop que era ouvida nas emissoras de rádio, nos programas de tevê e também em shows ao vivo.

Dois grupos deste segmento chamavam atenção naquele período, por presença frequente na mídia, por fazer shows — que pipocavam por todo o país — gravar e lançar discos: o mineiro 14 Bis e A Cor do Som, que reunia músicos cariocas e baianos, fazendo apresentações e gravações e lançando discos.

Formado por Dadi Carvalho, Mu Carvalho, Armandinho Macedo, Ary Dias e Gustavo Schroeter, o quinteto, logo depois de lançar o LP de estreia, em 1977, pôs o pé na estrada. Em Brasília, se apresentou em três locais: no ginásio da Asbac (L2 Sul), no Minas Brasília Tênis Clube (Setor de Clubes Norte) e no Ginásio Nilson Nelson (Eixo Monumental).

Com um portfólio que inclui 14 discos, um DVD e sucessos como Abri a porta, Beleza pura, Menino Deus, Palco e Zanzibar, o grupo tem sua trajetória retratada na série O som da Cor — As histórias e as aventuras de A cor do som, reunidas em 10 capítulos — cada um com 26 minutos de duração.

Realização da produtora Multiplataforma, em parceria com a Mays Filmes, escrita e dirigida por Felippão Santos, a série reconstitui a trajetória do grupo surgido em 1977, que promovia a peculiar fusão do jazz com ritmos brasileiros, como choro, baião, forró xote e música clássica, que resultou na criação de um som pop.

O grupo é elogiado por astros e estrelas da MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Luiz Caldas, Bi Ribeiro, Baby do Brasil e Marisa Monte. "Sinto-me honrado em poder ter esse documentário de nossa história, que nos aproxima das novas gerações e homenageia os fãs de longa data", destaca o baterista Gustavo Schroeter. Ele acrescenta: "É uma recordação maravilhosa de tudo que fizemos em prol da música brasileira".

Na produção de O som da Cor, os realizadores percorreram 6 mil quilômetros entre o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. O resultado desse trabalho pode ser apreciado, a partir da próxima sexta-feira, com a exibição do primeiro capítulo às 22h30, pela Music Box Brasil, disponível na Claro HD/Net (623), Claro Ne5 (123), Oi TV (145) e Vivi TV (637) e ainda na plataforma de streaming Box Brasil Play. Um bom programa para quem curte a história da música popular brasileira.

O som da Cor — A história e as Aventuras de A Cor do Som

Série em 10 capítulos, cada um com 26 minutos de duração,disponível no canal Music Box Brasil, nas plataformas digitais.