Jornal Correio Braziliense
Televisão

Atriz de ‘Terra e Paixão’ diz que sofreu tentativa de homicídio

Valéria Barcellos, de 43 anos, desabafou sobre os casos de transfobia que sofreu no passado

Valéria Barcellos fez sua estreia nas novelas da Globo com a personagem Luana Shine em Terra e Paixão. Aos 43 anos, a atriz, que é transexual, celebrou o espaço como um palco para representatividade, e relatou já ter sido vítima de diversos tipos de agressão no passado.

"Fui esfaqueada"

"Sofri os preconceitos mais medonhos possíveis. O primeiro que senti na vida foi por ser uma pessoa preta, já quando criança e ouvia as brincadeiras dos meus colegas. Depois, na vida adulta, o primeiro preconceito maior foi quando, no dia 30 de agosto de 2015, sofri uma violência transfóbica e fui esfaqueada por um cidadão em Porto Alegre", contou ela, em entrevista ao portal Gshow.

A atriz de Terra e Paixão, por sua vez, contou que apesar das experiências à flor da pele, nunca desistiu, e afirmou que vive uma luta diária. "Mulher, trans, preta, gaúcha e artista. Tenho como resultado uma luta sem fim. É o que acontece até hoje, tendo que provar, em alguns momentos, que sou um ser humano. E digo isso no sentido mais amplo. Tendo que provar que tenho sentimentos… E, também, não é só sofrimento. Tenho trabalho, talento, vontade de mudar as coisas, estudos", disse.

Valéria Barcellos frisou que a questão da luta contra a transfobia vai além da conquista pelo espaço na sociedade. "Nós temos em comum o corpo que habitamos e a vontade de estar entre as pessoas. Acho que esse é o maior desejo da população trans. A gente quer muito mais do que a visibilidade. Essa visibilidade passa pelo respeito, pelas oportunidades iguais", finalizou.

O post Atriz de ‘Terra e Paixão’ relata que sofreu tentativa de homicídio: "Fui esfaqueada" foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.