Jornal Correio Braziliense
Exposição

Graça Craidy expõe 'Clarices', 33 retratos de Clarisse Lispector

Exposição da artista visual gaúcha Graça Craidy está aberta à visitação no Museu Correios, em Brasília, até 2 de julho, com entrada gratuita

A exposição Clarices estreia esta semana no Museu Correios. A mostra é composta por 33 retratos expressionistas da escritora Clarice Lispector pintados pela artista visual gaúcha Graça Craidy. A abertura foi na última quinta-feira (11/5), e permanecerá em cartaz até 2 de julho com entrada gratuita.

A mostra apresenta as várias facetas da autora  reconhecida e traduzida mundo afora: a Clarice jornalista e escritora, a mulher dividida entre o casamento com um diplomata e a vida autônoma, a mãe de dois filhos, a amiga de toda a vida de suas irmãs Elisa e Tânia, a imigrante ucraniana filha de judeus perseguidos e em fuga, a militante política na Passeata dos Cem Mil durante a Ditadura Militar e a tutora do cão Ulisses, são retratadas nos quadros de Graça Craidy. Estas são as várias representações da figura que, com seus estranhamentos e epifanias, se tornou a maior escritora modernista brasileira.

Com o objetivo de trazer ao público para uma galeria pública, a mostra democratiza o acesso à cultura e a reflexão da história da literatura do país. “Embora Clarice Lispector tenha partido há mais de 45 anos, sua prosa se faz muito importante neste momento histórico de vazio existencial e da valorização equivocada do aparente e do fútil”, diz a artista Graça Craidy, em nota de divulgação. A mostra já foi exposta em Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em Niterói, sempre com elogios do público e da crítica.


Um dos objetivos da artista é tornar a obra de Clarice o mais conhecida possível, principalmente entre as novas gerações. Inclusive, na exposição, há uma mesa com alguns livros da autora para manuseio dos visitantes. Os retratos produzidos pela pintora radicada em Porto Alegre são em acrílica, aquarela e pastel oleoso sobre papel, a maioria no formato 100X70 cm. Graça já fez exposição individual na Itália, onde também frequentou cursos de pintura em Florença e Roma. 

Serviço

Exposição Clarices - Graça Craidy

Aberto a visitação até 2 de julho, de 3ª a 6ª, das 10h às 18h; sábado, domingo, feriado, das 13h às 17h. Exposição aperta para todos os públicos. Entrada gratuita.