Organizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, a 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será em 23 de agosto, na Cidade das Artes (RJ). Com inscrição de 131 longas-metragens, o evento trará 32 prêmios para produções em cinema e séries. A votação se estenderá até 22 de maio. Até o final de maio, sairão as listas de cinco finalistas em cada categoria. Além dos filmes nacionais, 40 fitas estrangeiras estão inscritas.
Nascido na Paraíba, o cineasta Vladimir Carvalho, estabelecido em Brasília desde os anos de 1970, será o grande homenageado do evento. Autor de filmes documentais, entre os quais O país de São Saruê (1971) e Conterrâneos velhos de guerra (1992), aos 88 anos, Vladimir ajudou ainda a perpetuar marcas específicas da capital, em registros como os de Rock Brasília — Era de ouro (2011).
Em junho, o público terá acesso à votação pelo site da Academia em categorias específicas: melhor longa-metragem em ficção e melhor documentário, isso além de melhor longa em comédia, na visão de júri popular. Todos os resultados são supervisionados pela PwC Brasil.