Tensão e ansiedade marcam as últimas horas da junina Sabugo de Milho, de Taguatinga, antes de estrear o espetáculo de 2023. Este ano, o grupo traz o tema O repente dos céus e o amor que não se enterra. O enredo conta a história de um grupo de retirantes que acredita nas palavras de um profeta da chuva e vai em busca de um novo caminho. A estreia será na noite deste domingo (28/5), no Arraiá de Águas Claras. A Junina Formiga da Roça, de São Sebastião, também deve estrear o espetáculo na mesma noite.
- Assista ao documentário sobre as Quadrilhas Juninas do DF e entorno
- Saiba mais sobre o Arraiá de Águas Claras
Na noite do último sábado (27/5), o Correio foi até o Céu das Artes, na QNM 28, em Ceilândia, para conferir o último ensaio da junina, que pretende levar 36 casais para a apresentação. O coreógrafo e diretor artístico Leandro Mota revelou que os ensaios coreográficos tiveram início no mês de novembro. “Foram meses de preparo e dedicação. Agora é a hora de mostrar o resultado. De fato é um filho. Nós que somos artistas e criadores tratamos as nossas obras exatamente assim. É um filho nascendo e a gente vai mostrar para o público um grandioso espetáculo, que a partir daquele instante não será mais meu ou da Sabugo de Milho. Será das pessoas.”
A Sabugo deve entrar em cena às 20h30. O marcador da quadrilha, Alexandre da Silva Marques, disse que só de ver os brincantes vestindo os trajes da junina já enche os olhos de lágrimas. “É um prazer muito grande estar aqui mais um ano no projeto da minha vida que é a Sabugo e as expectativa para esse ano é ser feliz. Para mim, o mais importante é viver o movimento e aquecer o sentimento de família”, acrescentou.
Beatriz Barros e Lucas Silva vão dançar pela primeira vez em um arraial. O casal entrou este ano e em pouco tempo conseguiu evoluir nas coreografias. “Eu estou muito nervoso, mas com coragem para entregar o meu melhor no arraial”, disse Lucas. Já Beatriz acredita que será o momento mais especial da vida dela. “Foram tantos dias dedicados aos ensaios, tantas lutas que só em pensar que vamos entrar no arraial, já bate um frio na barriga. É se segurar para não chorar”.
A reportagem também visitou o espaço da equipe técnica de produção, que estava realizando os últimos ajustes de cenário. A diretora de produção da Sabugo, Thays Fernandes, reforçou a importância de uma boa equipe técnica na elaboração e execução do projeto de uma quadrilha.
“A produção é a alma da quadrilha. Para mim, é o que dá vida. Se você assiste ao espetáculo com produção é um, sem produção, é outro. E, para ser da equipe, tem que amar e se dedicar. Esse material mesmo que você está vendo foi projetado em março deste ano e estamos executando esta semana. Quando estamos próximos à estreia bate uma ansiedade imensa. Eu quero que hoje seja espetacular. Tem muita gente que entrou esse ano e o que eu desejo é que eles possam sentir um excelente espetáculo”.
Assista ao vídeo com os melhores momentos do ensaio
Serviço
Estreia do espetáculo da Quadrilha Junina Sabugo de Milho, dia 28 de maio, às 20h30, no Estacionamento da Uniplan (Águas Claras). Ingressos a partir de R$ 20, pela bilheteria digital.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.