Jazz

Hermeto Pascoal recebe título de Doutor Honoris Causa da Julliard

Com apresentação feita por Wynton Marsalis, a prestigiosa escola de artes Juilliard concede seu título mais importante ao grande nome do jazz

Luísa Helena*
postado em 19/05/2023 17:12
 (crédito: Gabriel Quintão/Divulgação)
(crédito: Gabriel Quintão/Divulgação)

Nesta sexta-feira (19/5), o músico Hermeto Pascoal recebeu o mais alto título da escola de ensino superior Julliard, Doutor Honoris Causa. O alagoano de 87 anos já ganhou inúmeros prêmios e reconhecimento internacional. A cerimônia aconteceu no Alice Tully Hall do Lincoln Center, em Nova York, às 12h (Brasília) e foi transmitida pelo site da Julliard.

O trompetista Miles Davis — um dos maiores nomes da história do jazz — definiu Hermeto como "o músico mais impressionante do mundo". Hoje mais um capítulo de sua trajetória foi escrito com o novo título. O reconhecimento é um marco de honra.

Honoris Causa não se pode escolher, pedir ou correr atrás. É uma gratificação por tudo aquilo alcançado pelo trabalho. A carreira de Hermeto Pascoal sempre trouxe muita vida ao jazz e sua profunda influência na música e dedicação inabalável ao ofício conquistou a Julliard, uma das escolas de música mais importantes do mundo.

Quem entregou o título a Hermeto foi o também músico Wynton Marsalis. Ao entregar, o trompetista discursou sobre o fato de Hermeto começar muito antes de todos começarem ao introduzir bossa nova, baião, choro, maracatu, frevo e ao jazz clássico juntamente com o improviso. Marsalis também descreve como Hermeto tocava todos os estilos ao mesmo tempo. “Um artista que mescla diversos instrumentos clássicos, mas também toca em xícaras de chá, objetos não reconhecidos, tudo aquilo que tocasse sua imaginação” disse o trompetista, durante o discurso.

Durante toda a carreira, Hermeto criou grupos e colaborou com músicos importantíssimos na história do jazz. Também trabalhou com muitos nomes brasileiros e, até hoje, colabora e celebra os músicos mais novos do gênero. Já tocou em todos os grandes festivais de música clássica pelo mundo afora, ganhou grammys e, no último ano, se dedicou à residência escola de artes Juilliard, que resultou em dois programas completos das suas músicas, e agora em seu título de Doutor Honoris Causa.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação