Projeto

Nova edição do Salão Mestre D'Armas está com inscrições abertas

Salão de arte lança nova edição com temática de preservação ao patrimônio cultural de Planaltina-DF

Maria Luiza Castro*
postado em 19/05/2023 14:24 / atualizado em 19/05/2023 14:25
 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Salão Mestre D'Armas — Arte Contemporânea. O projeto visa resgatar memórias e narrativas plurais da arte contemporânea por meio da participação de artistas selecionados pelo júri. O diferencial deste ano é a temática de preservação do patrimônio cultural de Planaltina no plano material, imaterial e ambiental. As inscrições vão até o dia 13 de junho e a premiação está prevista para a primeira quinzena de julho no Museu Histórico Artístico de Planaltina.

O evento contrapõe os anos de ataque à democracia, de má conservação dos patrimônios nacionais, como por exemplo, os atos democráticos do dia 8 de janeiro. De acordo com Simone dos Santos, produtora do Salão Mestre D´Armas, o projeto também surgiu a partir do ocorrido no Congresso Nacional e pode educar a sociedade, principalmente os mais novos, para que não ocorra novamente. “A gente acredita que esse salão mestre D´Armas pode servir sim, como educação patrimonial. Ele (o projeto) vai ser temático exatamente para chamar a atenção quanto para a necessidade de preservar esse nosso patrimônio”, diz.

Simone também ressalta a importância de Planaltina para a capital como um todo e para o meio ambiente. Mas é uma cidade esquecida pela população e pelo poder público. “Nós temos um dos maiores fenômenos naturais daqui do Brasil, que é Águas Emendadas e que está aqui (em Planaltina)", conta a organizadora. Ela diz que Planaltina é pobre ao olhar do público, mas rica em relação aos patrimônios.

O projeto ocorre com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Serão 15 selecionados e os três vencedores receberão R$ 8 mil, enquanto os outros 12 recebem R$ 1.500. As obras dos 15 artistas ficarão expostas no museu por 60 dias. As inscrições devem ser feitas pelo site do Salão Mestre D'Armas, onde também está disponível o edital. Serão aceitos trabalhos como esculturas, fotografia, vídeo, objeto e outras intervenções urbanas com registro, que poderão ser realizadas em áreas internas e externas do museu. Não serão aceitas as artes que utilizam animais vivos ou mortos, materiais perecíveis, elementos que coloquem em risco a integridade do evento ou do público.

Serviço

Salão Mestre D'Armas - Arte Contemporânea

Museu Histórico e artístico de Planaltina- DF. Inscrições abertas até o dia 13 de junho no site do Salão Mestre D' Armas

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel 

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

 

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação