Artes Visuais

Sanagê leva exposição sobre diáspora africana ao MAB de Salvador

Intitulada "Sanagê Pele e Osso" e formada por pinturas e esculturas em relevo, a mostra é um convite à imersão estética e sensorial na diáspora africana

Correio Braziliense
postado em 18/05/2023 17:21
 (crédito: Crédito: Sanagê Cardoso )
(crédito: Crédito: Sanagê Cardoso )

Está em cartaz, desde a última quinta-feira (11/5), no MAB-Museu de Arte da Bahia, em Salvador , a exposição Sanagê Pele e Osso que, por meio de pinturas e esculturas em relevo, faz um apelo à temática racial, retrata a diáspora africana e as consequências vividas pela sociedade brasileira atual.

O artista plástico Sanagê Cardoso é o autor da exposição, que tem como principal técnica usada nas obras a espuma expandida, por meio da qaul conta um pouco da história das raízes negras, países de onde vieram a população preta capturada e vendida para portugueses como escravos para trabalhar em minas e fazendas.

É por meio de telas em relevo, esculturas e as paredes pintadas em branco que o artista expõe a mensagem da exposição. Ao optar pela cor branca que reflete todas as cores, Sanagê conduz o visitante por uma experiência de imersão em um espaço infinito, em que o público pode usar da imaginação sem limite para a escolha da cor.

“O branco é a presença diáfana que simboliza uma ausência de limites. Porém, além de uma escolha estética, a cor também é política. Assim como as telas que contêm relevos e texturas que não representam os relevos ou acidentes geográficos dos países africanos, a cor também não se refere a uma realidade. É uma provocação para a reflexão sobre passado, presente e futuro”, afirma o artista em nota de divulgação para a imprensa

A curadoria é de Carlos Silva e a exposição passou pelo Museu da República em Brasília (MAB), Museu de Arte de Blumenau (SC), Centro Cultural Correios (RJ), Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (PE) e Espaço Cultural Correio (Niterói). A mostra fica em cartaz até 15 de junho no MAB de Salvador.

Serviço

Sanagê Pele e Osso
Em cartaz desde 11 de maio e vai até 15 de junho, em funcionamento das 13h às 17h, no Museu de Arte da Bahia-MAB.

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação