espetáculo

Peça mistura 'Grande Sertão Veredas' e religiões de matriz africana

"A história ganha uma nova dimensão acompanhada pelo rufar dos atabaques e a incorporação de elementos estéticos típicos dos nossos terreiros" afirma Valdeci Moreira. diretor da peça

Maria Luiza Castro*
postado em 17/05/2023 17:14 / atualizado em 17/05/2023 17:42
 (crédito: Ogan Luiz Alves)
(crédito: Ogan Luiz Alves)

A Semente Cia de Teatro apresenta o espetáculo O Grande Sertão Veredas - Uma Kizomba Periférica. A atração oferece ao público uma releitura da obra de Guimarães Rosa junto às religiões de matriz africana. A apresentação ocorre entre os dias 2 a 24 de junho, nas sextas, sábados e domingos, às 20h, no Espaço Semente do Gama.

No espetáculo, a história é contada a partir de uma perspectiva metafísica. A palavra Kizomba, em banto, significa festejo, e é nesse clima de festa de terreiro que os intérpretes e médiuns permitem que cheguem a seus corpos os personagens e entidades para narrar a vida de Riobaldo. Entre o real e o imaginário, os personagens ganham vida e densidade.

Segundo os diretores Valdeci Moreira e Ricardo César, a peça surgiu a partir de uma viagem de campo a Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa. Ele afirma que o sertão de Guimarães Rosa está em toda parte. “Foi partindo desse mote que decidimos levar a jornada desses sertanejos para dentro da periferia e, por que não, Incorporar ao espetáculo a magia contagiante das religiões de matrizes africanas”, explica o diretor. Os ingressos serão distribuídos no Espaço Semente com uma hora de antecedência. Sujeito a lotação da sala: 70 lugares disponíveis. 

Serviço
O Grande Sertão Veredas- Uma Kizomba Periférica
Espaço Semente Gama -DF. 2 a 24 de junho, às sextas, sábados e domingos, às 20h. Entrada gratuita. Não recomendado para menores de 16 anos.

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

 

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação