Série

Série retrata trajetória do grupo de MPB A cor do som

Série 'O som da cor — As histórias e as aventuras de A Cor do Som' retrata, em 10 capítulos, história de grupo que fez sucesso na MPB nos anos 1970

Irlam Rocha Lima
postado em 18/05/2023 14:01 / atualizado em 18/05/2023 14:11
 (crédito: Leo Aversa/Divulgação)
(crédito: Leo Aversa/Divulgação)

O movimento que entrou para a história da música popular brasileira, na segunda metade da década de 1980, sob o rótulo BRock, foi antecedido pela sonoridade pop que era ouvida nas emissoras de rádio, nos programas de tevê e também em shows ao vivo.

Dois grupos deste segmento chamavam atenção naquele período, por presença frequente na mídia, por fazer shows — que pipocavam por todo o país — gravar e lançar discos: o mineiro 14 Bis e A Cor do Som, que reunia músicos cariocas e baianos, fazendo apresentações e gravações e lançando discos.

Formado por Dadi Carvalho, Mu Carvalho, Armandinho Macedo, Ary Dias e Gustavo Schroeter, o quinteto, logo depois de lançar o LP de estreia, em 1977, pôs o pé na estrada. Em Brasília, se apresentou em três locais: no ginásio da Asbac (L2 Sul), no Minas Brasília Tênis Clube (Setor de Clubes Norte) e no Ginásio Nilson Nelson (Eixo Monumental).

Com um portfólio que inclui 14 discos, um DVD e sucessos como Abri a porta, Beleza pura, Menino Deus, Palco e Zanzibar, o grupo tem sua trajetória retratada na série O som da Cor — As histórias e as aventuras de A cor do som, reunidas em 10 capítulos — cada um com 26 minutos de duração.

Realização da produtora Multiplataforma, em parceria com a Mays Filmes, escrita e dirigida por Felippão Santos, a série reconstitui a trajetória do grupo surgido em 1977, que promovia a peculiar fusão do jazz com ritmos brasileiros, como choro, baião, forró xote e música clássica, que resultou na criação de um som pop.

O grupo é elogiado por astros e estrelas da MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Luiz Caldas, Bi Ribeiro, Baby do Brasil e Marisa Monte. "Sinto-me honrado em poder ter esse documentário de nossa história, que nos aproxima das novas gerações e homenageia os fãs de longa data", destaca o baterista Gustavo Schroeter. Ele acrescenta: "É uma recordação maravilhosa de tudo que fizemos em prol da música brasileira".

Na produção de O som da Cor, os realizadores percorreram 6 mil quilômetros entre o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. O resultado desse trabalho pode ser apreciado, a partir da próxima sexta-feira, com a exibição do primeiro capítulo às 22h30, pela Music Box Brasil, disponível na Claro HD/Net (623), Claro Ne5 (123), Oi TV (145) e Vivi TV (637) e ainda na plataforma de streaming Box Brasil Play. Um bom programa para quem curte a história da música popular brasileira.

O som da Cor — A história e as Aventuras de A Cor do Som

Série em 10 capítulos, cada um com 26 minutos de duração,disponível no canal Music Box Brasil, nas plataformas digitais.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação