Música

Kawe lança álbum 'Levante', com participação de Baco Exu do Blues

Com participação de Baco Exu do Blues e Tz da Coronel, 'Levante' é o novo álbum de Kawe. No projeto, o artista traz à tona a realidade da vida sob sua perspectiva

Luísa Helena*
postado em 08/05/2023 15:27
 (crédito: Som Livre/ Reprodução)
(crédito: Som Livre/ Reprodução)

O jovem artista Kawe, da CHOAB Terceira Divisão, extremo leste de São Paulo, começou a jornada na música no funk, mas, com o tempo, conquistou espaço no trap e hoje é um dos destaques da cena no Brasil. Rubi, MDS e Se essa bunda fosse são alguns dos sucessos do artista — neles, o músico canta sobre amor, felicidade e ostentação. No entanto, na última quinta-feira (4/5), a jornada de Kawe ganhou mais um capítulo: foi lançado o álbum Levante, que traz à tona, com muita maturidade e sinceridade, a realidade da vida sob a perspectiva do artista.

O projeto, que marca o início de uma nova fase, conta com oito faixas inéditas, com destaque para a música Amor virou prêmio, parceria com Baco Exu do Blues. Focado em abordar um lado mais pessoal e se reencontrar com sua essência, o artista disponibiliza canções em que fala sobre saudade, luta, futuro, emoções e vivências.

Em entrevista ao Correio, Kawe falou sobre a nova fase. “No primeiro álbum, falei sobre amor e a rotina. Depois veio MDS, que foi uma fase em que eu já estava mais extrovertido. Hoje, chegou a hora de falar a realidade, hora de me mostrar como o real artista que tem dentro de mim, a personalidade que tem por trás e tudo isso”, explica.

Com mais de um ano de trabalho para construir o novo álbum, as músicas passaram por diversas alterações, que trouxeram para o projeto batidas que são tendência no momento. Segundo Kawe, foi necessário muita dedicação e trabalho para casar com energia de cada artista que colaborou. Para ele, o álbum tem o poder de acessar outras dimensões, buscando trazer um olhar para o passado.

Parceria improvável

Um dos maiores nomes no meio musical do Brasil é Baco Exu do Blues, que tem letras muito profundas com um trabalho social e poético, forma que não se imaginaria com a última fase de Kawe. O novo álbum, porém, revela uma nova faceta do artista: “Eu achava que era um parceria improvável, sabia o jeito que ele fazia as paradas dele e eu sabia como eu fazia as minhas. Nem na minha cabeça eu teria um som que daria certo de ele estar junto, mas, como essa é uma fase nova, a gente conseguiu encontrar uma parada "da hora", que combinou".

Além da parceria com Baco, o projeto conta com o single Movimento, colaboração com Teto, SUV, com TZ da Coronel, e as faixas Levante, Corações no Inverno, Não Cai, Tempo Ao Tempo Armadura. Todo o conceito visual do álbum tem como destaque a animação de uma borboleta, criada pelo artista Zababury. A imagem, que o rapper tem tatuada no pescoço, representa transformação, mudança, a chance de recomeçar e desfrutar das possibilidades entregues pelo mundo de forma mais sábia, e é exatamente o que Kawe quer transmitir nesse novo projeto.

Uma nova perspectiva

O músico garante que a experiência que o público terá ao escutar o projeto é de imersão — tanto em relação aos significados que Kawe colocou na produção, quanto em experiências próprias. "Hoje em dia eu escuto música de uma forma diferente, escuto uma duas vezes pra saber, sentir e ter real certeza do que estou ouvindo, se é um som para sentir ou se é uma música de momento. Se vocês olharem bem nesse álbum, há algo diferente", finaliza.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação