Literatura

Trama de suspense embala romance escrito por policial civil

Daniel Barros lança romance policial inspirado em histórias do mundo do crime. Narrativa contou com a experiência do próprio autor

*Giovanna Kunz
postado em 11/05/2023 00:01 / atualizado em 11/05/2023 10:55
 (crédito: Gabriel Marinho/Divulgação)
(crédito: Gabriel Marinho/Divulgação)

O escritor alagoano residente de Brasília Daniel Barros lança o romance policial Mesa posta, pratos frios neste sábado (13/5), no restaurante Fausto & Manoel. O romance policial é um subgênero que envolve o leitor com uma narrativa que instiga medo e mistério. No caso desse livro, Daniel aproveita os conhecimentos que adquiriu durante sua experiência como agente da Polícia Civil do DF para escrever uma narrativa que se aproxima da realidade do mundo do crime.

A ação que desencadeia a história, situada em Brasília, ocorre com a morte de um traficante executado da mesma forma que o assassinato misterioso de um delegado pouco tempo antes. Sem testemunhas, os investigadores se deparam com um cenário de incertezas com caminhos e suspeitos diferentes.

Além da falta de pistas, a investigação se torna mais complicada quando os agentes do caso e o delegado entram em conflito durante a investigação, porque as descobertas poderiam manchar a imagem do delegado assassinado e queriam protegê-lo. O autor faz uma crítica ao sistema de segurança pública do Brasil e mostra a falta de justiça plena. "O que me levou a escrever este romance é mostrar na ficção, que a justiça só existirá quando houver uma reforma estrutural na segurança pública, só assim haverá justiça", destaca Daniel.

A atmosfera da primeira parte do livro traz o leitor para dentro do caso, mostra como funcionam as investigações, como os responsáveis pelos casos agem e como a busca pela verdade pode ser desafiadora e conflituosa. A obra convida o leitor a imergir na investigação do homicídio e se envolver ao ponto de criar suas próprias soluções. "Os leitores devem participar ativamente da resolução do crime do livro. De forma que, anote na página quando chegar a conclusão de quem é o culpado", ressalta o autor. Na segunda parte, o autor mostra a solução do mistério e revela o criminoso com recursos do flashback.

Mesa posta, pratos frios não é o seu primeiro romance policial, Daniel também publicou Enterro sem defunto e foi finalista do prêmio do International Latino Book Awards na categoria literatura ficção em língua portuguesa, com Canto Escuro.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco


Mesa posta, pratos frios

De Daniel Barros. Lançamento, no sábado (13/5), a partir das 16h, no Restaurante Fausto & Manoel St. (Sudoeste Superquadra Sudoeste 101 loja 12, 11 e 10).

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação