espetáculo

Espetáculo Memória Matriz traz o espetáculo 'Des-construção da Memória'

Exposição Desconstruindo a memória conta a história de mães solteiras e a trajetória delas

Maria Luiza Castro*
postado em 05/05/2023 18:36
Espetáculo desconstrução da memória  -  (crédito: Thiago Bresani)
Espetáculo desconstrução da memória - (crédito: Thiago Bresani)

A Companhia de Teatro Cia Lumiato traz para Brasília o espetáculo Memória Matriz. A mostra vai proporcionar ao visitante, uma experiência teatral de três dimensões, como espectador, visitante e sombrista. A ideia do espetáculo é abordar a vida das mulheres da fundadora, criadora e atriz da companhia de teatro, Soledad Garcia. O espetáculo ocorre nos dias 5 e 6 de maio, no dia 5, às 19h, e dia 6 às 19h e 20h, no Teatro Newton Rossi, Sesc Ceilândia.

A fundadora conta que o espetáculo trata sobre a solidão das mulheres que criam seus filhos sozinhas. “A ideia da memória matriz tem a ver justamente com a memória que vem desde a matriz, desde que a gente é gerado.Então essas histórias vêm se repetindo e a gente tem essa memória”, explica Soledad. Ela também diz que essa é uma memória coletiva, e com recorrência ouve histórias de mulheres que criaram seus filhos sozinhas.

A apresentação é do gênero teatro de sombras, e a intervenção da fotografia analógica. Soledad divide que essas intervenções fotográficas foram feitas a partir do mundo simbólico da costura, pois suas duas avós eram costureiras. Assim, ela reconstrói essa memória, através de tecnologias e como trabalhar dentro da fotografia analógica. O espetáculo fala, além da solidão da mulher solteira, sobre a liberdade do corpo dessas mulheres. “Pela necessidade de decidir sobre nossos próprios corpos, de ter a liberdade de decidir sobre nossos próprios corpos. Então, o espetáculo também fala da possibilidade de decidir não ser mãe”, relata a atriz.

Serviço
Espetáculo Desconstrução da memória

Esta sexta(5/5) no Teatro Newton Rossi (Sesc Ceilândia) às 19h e sábado (6/5), às 19h e 20h. Não recomendado para menores de 16 anos

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação