Para celebrar o dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado nesta sexta-feira (5/5), o espetáculo Meu Bairro, Minha Língua ocupa a Caixa Cultura em Brasília com apresentações de Dino D’Santiago, Brisa Flow, Anelis Assumpção, Curumin, Ian Wapichana e o duo lusófono Lavoisier, Vinicius Terra. O evento também acontecerá em São Paulo em 6 de maio no Sesc Vila Mariana.
Performances como essa são de extrema importância para a Língua Portuguesa, que pelo quarto ano seguido tem seu dia mundialmente celebrado. Fomentar a discussão e homenagear a língua mais falada no hemisfério sul é uma conquista de anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que, em 2019, conseguiu que o Dia Mundial da Língua Portuguesa fosse estabelecido.
Rapper, professor de língua portuguesa e literatura Vinícius Terra, um dos artistas que participa do evento, é figura necessária na cena cultural brasileira ao tratar do fortalecimento de laços entre os países que falam português. Celebrando a identidade linguística dos países que falam português, Vinicius lançou a música em 2021 para o acervo do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O processo criativo da música se transformou na série Meu Bairro, Minha Língua, disponível no GloboPlay, Canal Futura e RTP África. A canção tem participações especiais de Elza Soares, Linn da Quebrada, do luso-cabo-verdiano Dino D’Santiago e da dupla portuguesa Lavoisier.
Levado para o palco, o espetáculo trata dos desafios futuros para a língua portuguesa e mistura ritmos que atravessaram oceanos e e se espalharam pelos países lusófonos. São ritmos que misturam boombap, trap, afrobeat, jazz rap e spoken word, em constante diálogo com estilos clássicos como fado, samba-canção, marrabenta, morna, funaná, bossa nova, MPB e toques de candomblé.
“Trata-se de um movimento de reflexão, celebração e estudo da Língua Portuguesa através da música e da literatura, a partir dos seus usos em diferentes territorialidades e do protagonismo narrativo das populações de bairros periféricos dos países integrantes da CPLP. A língua é um retrato identitário de uma comunidade e de sua inter-relação entre os diversos territórios”, comenta o artista, em nota de divulgação.
A importância da luta pela celebração, discussão e presença da Língua Portuguesa é uma união Internacional. O português está entre as cinco línguas mais faladas no mundo e é a mais falada no Hemisfério Sul. Em entrevista ao Correio, Luis Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil, explica: “A língua é só uma, mas cada país tem sua forma de a ver culturalmente. Celebrarmos esta data com música e cultura, em um espetáculo como este, faz jus à diversidade cultural presente no português.”
Meu Bairro, Minha Língua - O Concerto transporta o ouvinte pela história da língua portuguesa misturada às palavras das ruas e periferias urbanas que ressignificam o idioma em mais de 30 país. A língua é mais do que o falar, ela debate anseios, mazelas, reparações históricas, sonhos e necessidades que atravessam os mares e aproximam uns dos outros em cada ponta lusófona, seja no Rio de Janeiro, em Lisboa, em Luanda ou em Maputo. “A narrativa desse espetáculo é sobre aquilo que chegou ao Brasil e nos transformou; aquilo que também se perdeu na diáspora do Atlântico e precisa ser retomado, restituído e remontado”, explica o artista.
Sobre Vinicius Terra
Vinicius Terra nasceu na Pavuna, periferia do Rio de Janeiro. Conseguiu unir suas duas vocações ao longo de sua trajetória: rapper e professor de língua portuguesa e literatura. Aos poucos, tornou-se um ativista cultural da pauta lusófona, desenvolvendo projetos educacionais e festivais de intercâmbio à luz de dois conceitos: “Rap Lusófono” e "Nova Lusofonia”, que originaram o projeto Meu Bairro, Minha Língua.
Serviço
Show Vinicius Terra Meu Bairro, Minha Língua – O Concerto
Nesta sexta-feira (5/4), a partir das 20h, na Caixa Cultural (Brasília).
*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.
Saiba Mais
- Mundo A herança arquitetônica brasileira sob risco na Nigéria
- Ciência e Saúde Como é 1ª vacina do mundo contra VSR aprovada nos EUA
- Política A ideologia que estaria por trás de caso do certificado de vacinação de Bolsonaro, segundo a PF
- Mundo Paraguai: 'Quero discutir com Lula próximos 50 anos de relação', diz presidente eleito
- Política Tebet diz que ‘Conselhão’ é braço do Planejamento e será incluído no PPA
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.