Literatura

Concurso de Crônicas seleciona novos talentos da literatura brasiliense

Promovido pela Academia Internacional de Cultura, o concurso homenageia o finado escritor Fabiano de Cristo de Melo; inscrições se encerram na próxima quarta-feira (31/5)

A Academia Internacional de Cultura (AIC) homenageia o escritor Fabiano de Cristo de Melo lançando um concurso de crônicas. Com a finalidade de prestigiar novos talentos da literatura brasileira, os participantes devem ser residentes em Brasília e maiores de 18 anos. A inscrição deve ser feita mediante pagamento de uma taxa de R$ 30 e o período de inscrições começou no dia 6 deste mês. Os melhores trabalhos serão premiados por meio de uma Comissão julgadora formada por integrantes da Academia. O resultado está previsto para sair em 30 de junho no site da Academia Internacional de Cultura.

Vale lembrar que as inscrições se encerram na próxima quarta-feira (31/5).

A temática para o concurso é livre e cada participante deve enviar somente um texto inédito nos meios digitais e impressos. O valor da inscrição deverá ser transferido via PIX ou transferência bancária. Para efetivar a inscrição, é necessário comprovante de pagamento, a crônica, a cópia da carteira de identidade e do comprovante de residência e a ficha de inscrição.

Divulgação - concurso de crônicas

Além da iniciativa de criar espaço para escritores e cronistas residentes no Distrito Federal, é um reconhecimento ao trabalho literário de Fabiano de Melo, que morreu em maio de 2020. As cinco obras mais relevantes do autor tiveram foco no cotidiano regional. A primeira delas traz a história da família do escritor no interior do Piauí e toda a trajetória até Brasília, onde residiu por 48 anos. Uma faceta de Fabiano que foi destaque foi o pioneirismo de relacionar expressões coloquiais e frases conhecidas em diversos segmentos culturais, políticos etc, consolidando-as em um livro. O escritor tinha como característica pesquisar meticulosamente as biografias de personagens encontrados nas ruas de sua cidade natal, Piripiri (PI).

Nascido em outubro de 1937, morreu em Brasília em 16 de maio de 2020, deixando a esposa Sônia, três filhos, três netos, amigos e admiradores, que se referiam a ele como “capitão Fabiano”. Além da arte da escrita, Fabiano se graduou em Direito no Centro Universitário de Brasília (CEUB) e era detentor do maior acervo fotográfico da cidade.

O regulamento do concurso e mais informações podem ser encontradas no site da Academia Internacional de Cultura.

 

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

Saiba Mais