Jornal Correio Braziliense

Artes visuais

Prêmio Transborda Brasília divulga lista de artistas selecionados

A organização do Transborda Brasília - Prêmio de Arte Contemporânea divulgou a lista de artistas visuais selecionados para a quarta edição da premiação

Após cinco anos sem ser realizado, o Transborda Brasília - Prêmio de Arte Contemporânea está de volta e anuncia a lista de artistas escolhidos para a quarta edição, marcada para ser realizada em maio na CAIXA Cultural de Brasília. Os nomes selecionados foram Clarice Gonçalves, Fernanda Azou, Iris Helena, João Angelini, José Roberto Bassul, Luciana Paiva, Manduca, Marcos Antony, Rafael Marques, Rodrigo D'Alcântra, Romulo Barros, Severina Gonçalves, Silvie Eidam, Thalita Perfeito e Vanesa Liberato.
O projeto teve início em 2015 e procura dar visibilidade para artistas do Distrito Federal e Entorno.

Os trabalhos fazem parte de exposição que estará aberta ao público em maio. “A cada ano, mais fronteiras são transpostas e este ano estamos especialmente felizes com o alcance das inscrições. Alcançamos 35 cidades, entre o Distrito Federal e a região do Entorno. Recebemos mais de 1.000 trabalhos de 343 artistas visuais, ampliando o mapeamento a que o projeto se propõe”, diz, em nota, a organizadora e realizadora do Transborda Brasília, Virginia Manfrinato. Ela celebra a seleção de artistas, que considera diversa e inclusiva, “Na seleção, há a presença de jovens artistas, mas também vemos artistas visuais de trajetórias mais consolidadas, temos um grupo diverso e inclusivo, o que sempre esteve dentre nossos objetivos”.

A cada edição são convidados cinco curadores para compor o júri de seleção. Nesta edição, o júri é formado por pessoas de diferentes regiões do país. Fazem parte desse time Agnaldo Farias (SP), André Severo (RS), Marília Panitz (DF), Marisa Mokarzel (PA) e Gleyce Heitor (PE).

Cada artista terá direito a acompanhamento por um dos membros da banca julgadora. “A qualidade dos trabalhos demonstra uma produção de artistas em consonância com as questões que atravessam a arte contemporânea. Com isso, esperamos uma exposição relevante e instigante para o público”, completa Virginia.

Nesta edição, os 15 artistas selecionados receberão prêmios de aquisição para uma das obras selecionadas, sendo 12 prêmios de aquisição de obra no valor em dinheiro de R$ 5.000 cada; e três prêmios de aquisição de obra no valor em dinheiro de R$ 10.000 cada. A quarta edição do Transborda Brasília de Arte Contemporânea é realizada com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e com o apoio da CAIXA e do Governo Federal.