Jornal Correio Braziliense

Música

Bandas de rock candangas se reúnem na Praça Ferrock da Ceilândia

Ferrock Calendário Cultural celebra os 52 anos de Ceilândia e o aniversário de Brasília com bandas do rock candango

Promovido pelo Centro Cultural Ferrock, o Ferrock Calendário Cultural 2022/2023 tem como objetivo valorizar a cultura local e oferecer entretenimento para a população da cidade de Ceilândia, que acaba de completar 52 anos de história. O projeto conta com a realização de várias atividades culturais, sendo sete delas em escolas públicas de Ceilândia e um show na Praça Ferrock em comemoração aos 63 anos de Brasília na sexta-feira (21/4), a partir das 14h.

A primeira fase do Calendário Cultural, o "Ferrock Arte nas Escolas", começou em novembro de 2022 e ocorre até junho de 2023, com a participação de várias vertentes culturais, entre elas 12 artistas com deficiências visuais que se apresentam em sete escolas públicas de Ceilândia. A programação inclui, entre outros, apresentações de capoeira, shows musicais, teatro de bonecos e quadrilha junina. O roteiro passa por diferentes áreas da cidade.

O evento contará com a participação de sete bandas de rock da cidade: DNP, Big Balls, P40, Bazar Band, Baratas de Chernobyl, Terno Elétrico e Os Maltrapilhos. O evento é gratuito e conta com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec/DF).

Ari de Barros, um dos idealizadores do projeto, destaca a importância de ações como essa para a cultura e música independente do Distrito Federal. "O Calendário Cultural vai ocupar a Praça Ferrock. É um encontro que representa a força da cultura e da música independente do Distrito Federal. Além de proporcionar diversão para a população, também é uma oportunidade para promover a inclusão e responsabilidade social", afirma Ari de Barros em nota de divulgação.

O som da Inclusão

A inclusão de artistas com deficiência nas ações do Ferrock Calendário Cultural 22/23 é um importante passo em direção à valorização da diversidade na cena artística do Distrito Federal. Ao promover essa participação, o Ferrock não apenas amplia as oportunidades de expressão artística, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Proporcionando espaço e visibilidade para artistas com deficiência, o Ferrock demonstra compromisso em promover a acessibilidade e a inclusão, estimulando a quebra de barreiras físicas e sociais, e incentivando a participação plena de todos os artistas.

"Através dessa inclusão, estamos mostrando que todos têm o direito de participar ativamente da vida cultural e artística, e que a diversidade é um elemento enriquecedor para a sociedade como um todo", complementa Ari de Barros. "Estamos comprometidos em criar um espaço verdadeiramente inclusivo, onde todos possam se expressar e contribuir para a riqueza cultural da nossa cidade", conclui o produtor cultural.

A programação completa e mais informações podem ser encontradas no site e no Instagram do festival.

Serviço

Ferrock Calendário Cultural 22/23 – Aniversário de 52 anos de Ceilândia e 63 de Brasília 

Sexta-feira (21/4), a partir das 14h na Praça Ferrock (QNP 13, área especial, Setor P Norte de Ceilândia). Entrada gratuita. Evento livre para todos os públicos.

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.