Jornal Correio Braziliense

Obituário

Morre o baterista Ivan Conti, o Mamão da banda 'Azymuth', aos 76 anos

Conhecido como Mamão, o músico gravou com nomes como Roberto Carlos, Jorge Ben, Paulinho da Viola, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia, Raul Seixas, entre outros

Morreu nesta segunda-feira (17/4), o baterista Ivan Conti, conhecido como Mamão, da banda Azymuth, aos 76 anos. A causa da morte não foi divulgada.

A família usou o perfil oficial de Mamão no Instagram para dar a notícia. "Amigos, depois de 50 anos juntos, o amor da minha vida se foi para os braços do Pai! Com coração dilacerado, eu e meus filhos comunicamos que o Ivan Miguel Conti Maranhão, o nosso Mamão faleceu dia 17.04", escreveu a esposa do músico.

Ivan Miguel Conti Maranhão nasceu em 16 de agosto de 1964, no bairro do Estácio, centro do Rio de Janeiro. Integrou o trio de Bossa Nova Os Dissonantes como violonista. Na década de 1960, fez parte do grupo de rock The Youngsters e nos anos de 1970, ganhou projeção como baterista do trio Azymuth.

Considerado um dos maiores bateristas da história da música brasileira, Mamão também gravou com nomes como Roberto Carlos, Jorge Ben, Paulinho da Viola, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia, Raul Seixas, entre muitos outros.

Diversos músicos usaram as rede sociais para lamentar a morte de Mamão. "Descanse em paz mestre!", escreveu João Sabiá. Paulinho Fonseca, baterista do Jota Quest, disse que Mamão era "sua grande referência". Ed Motta mandou lembranças à família do músico: "Sandra, Ivana e Thiago, um beijo do vizinho e eterno admirador". Marcelo D2 também se despediu do músico: "Te amo Mamao, descanse em paz meu grande irmão que essa vida me deu".